10 dicas para mandar bem numa entrevista de emprego

Compartilhe

Poucas ocasiões possuem mais capacidade de amedrontar e intimidar uma pessoa do que uma entrevista de emprego. Todos desejamos passar uma boa impressão, agradar o entrevistador e revelar o quão competentes podemos ser.

Reunimos, neste texto, 10 coisas que devem ser levadas em consideração quando nos encontramos em uma situação dessas.

1# VISTA-SE BEM, MAS SEM EXCESSOS

O coach de etiqueta Myles Usher afirma que uma entrevista de emprego encontra-se mais ou menos no mesmo nível que o primeiro encontro com os pais de sua namorada. Tanto o desleixo quanto a formalidade excessiva são poucos recomendáveis, exceto em lugares que a exigem. Seus trajes devem estar de acordo com a sua pessoa, com as suas características físicas e com as circunstâncias em que se encontrará.

2# APRENDA A SE EXPRESSAR

“Cultive a linguagem e a voz”, aconselha o especialista Samuel Robert Wells em seu livro How to Behave. “Aprenda a se expressar com correção, suavidade e elegância. Faça tudo que estiver ao seu alcance para atingir a perfeição nesse sentido.”

3# SEJA ATENCIOSO COM TODOS OS PRESENTES

Uma entrevista de emprego é iniciada no momento em que se entra no edifício. Cumprimente de maneira educada os recepcionistas, os trabalhadores e as demais pessoas que serão entrevistadas. Não seja atencioso somente com o entrevistador: seja com todos no recinto.

4# EXPRESSE CONFIANÇA, MAS NÃO EM EXAGERO

Mostre que você é a pessoa adequada para o trabalho, mas não exiba demasiadamente as suas qualidades. Seja confiante, mas não arrogante ou pretensioso. Procure o caminho médio entre a arrogância e a humildade excessiva e siga-o.

5# AUTOCONTROLE É A ORDEM DO DIA

O autocontrole, de acordo com o expert comportamental Samuel Robert Wells, é a qualidade mais importante para um profissional de destaque.

“Se você não possuir autocontrole, cometerá erros graves, e as outras qualificações sociais que possuir contarão pouco”, diz ele. “Você não deve apenas ter consciência de quem é, de onde está e do que deve fazer, mas precisa controlar as suas palavras e as suas ações, e se sentir em casa em qualquer lugar. Sempre que nos sentimos excitados ou intimidados, estamos passíveis de perder o autocontrole.”

6# CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Não se engane: é altamente provável que as suas redes sociais sejam analisadas durante um processo de seleção. E, por mais que muitos considerem esse procedimento invasivo, estudos indicam que cerca de 93% das pessoas em busca de um novo nome para a equipe checam cuidadosamente as redes sociais das escolhas em potencial.

Erros de gramática, erros ortográficos, opiniões demasiadamente polêmicas ou expressas de modo agressivo – tome cuidado com tudo isso. Em seu livro Mostre Seu Trabalho, o especialista em criatividade Austin Kleon diz: “Lembre-se sempre que qualquer coisa que postar na internet se tornará pública.” E depois acrescenta, citando a assessora de imprensa Lauren Cerand: “Poste como se todo mundo que fosse ler aquilo tivesse o poder de demiti-lo.”

7# SE INSPIRE EM PESSOAS QUE ADMIRA

Tome alguém que admira como modelo. Como essa pessoa se comporta? Qual o seu tom de voz usual, as suas expressões faciais e a maneira como se veste? Quais palavras tende a empregar? Não, isso não o transformará em um stalker. Fique tranquilo. Estamos falando de “inspiração”, não de “imitação”.

8# PESQUISE SOBRE A EMPRESA

“Pesquise a empresa para a qual você quer trabalhar”, diz o consultor de carreiras Jon Finkel. “Você deve saber absolutamente tudo sobre ela ao entrar em uma entrevista de emprego. Agora, se a palavra pesquisa te assusta, é porque você simplesmente não precisa do trabalho. Ou, ainda pior, é preguiçoso e não merece aquela vaga.”

9# DIGA ALGO MEMORÁVEL

Outra sugestão de Finkel é dizer algo memorável ao seu entrevistador. Pode ser sobre negócios (certifique-se de que esteja correto antes) ou comentar sobre um hobby interessante que você tenha. “Você pode se interessar por esporte, viagens, vinhos ou qualquer coisa do tipo”, diz. “Apenas mostre paixão por algo e, quando ele pensar naquilo, você será lembrado sempre.”

10# UMA ENTREVISTA DE EMPREGO É UM APRENDIZADO

Algumas pessoas parecem ter nascido para o sucesso, mas a verdade é que sem esforço e repetição, ninguém chega longe. Você cometeu um erro? Não permita que ele o incomode em excesso ou que desestabilize a sua confiança. Limite-se a aprender com ele e a evitar que volte a acontecer.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Camila Nogueira Nardelli

Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais