O Festival do Rio, que junto com a Mostra de São Paulo divide o posto de maior atração para os cinéfilos brasileiros, começou dia 24 e vai até 8 de outubro.
É a chance de vermos grandes concorrentes ao próximo Oscar e, em outros casos, filmes que demorarão muito a serem distribuídos no nosso país.
Tendo isso em vista, fizemos uma lista de 10 filmes para assistir nesta edição.
Boyhood
Um dos filmes mais aclamados deste ano, o ambicioso projeto de Richard Linklater (Antes do Amanhecer, Jovens, Loucos e Rebeldes), teve 12 anos de produção, realmente acompanhando o crescimento do ator Ellar Coltrane da infância à adolescência.
Frank
Essa excêntrica comédia acompanha um aspirante a músico que entra numa banda nada comum, encabeçada pelo personagem que dá título ao longa, Frank, o vocalista que usa uma máscara de papel machê na cabeça. O filme é estrelado por Michael Fassbender, que só tira o capacete uma vez, e é parcialmente inspirado em um famoso apresentador de TV britânico.
Ida
O longa polonês que fez sucesso no Festival de Toronto do ano passado e uma das grandes apostas para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2015 finalmente estreia no país. O filme conta a história de Anna, uma jovem freira que descobre que seu verdadeiro nome é Ida e que seus pais judeus foram assassinados durante a guerra. Ela então embarca numa jornada que esclarece tanto seu passado quanto seu futuro.
Listen Up Philip
De um dos novos nomes do cinema independente americano, Alex Ross Perry, Listen Up Philip navega entre a comédia e o drama, apresentando um jovem escritor esperando seu segundo romance ser publicado. Enquanto isso, ele tenta lidar com o tédio do dia a dia e sua relação tumultuada. O elenco conta com Jason Schwatzman, Elisabeth Moss e Jonathan Pryce.
Mapas Para As Estrelas
O novo de David Cronenberg tem dividido opiniões. Numa sátira sobre a vida em Hollywood, o longa apresenta uma família rica mas disfuncional, com um filho saindo da clínica de reabilitação e uma filha que, ao voltar de casa depois de ser liberada de um sanatório, passa a trabalhar no ramo do entretenimento. Julianne Moore, John Cusack, Robert Pattinson e Mia Wasikowska estrelam o filme.
Mommy
Xavier Dolan, diretor de Mommy, é definitivamente um menino-prodígio. Aos 25 anos, esse é seu 5o filme, que ganhou (dividindo com o último de Godard) o prêmio do Júri de Cannes. A trama apresenta uma mãe tendo que cuidar de seu filho problemático depois de se tornar viúva. Ela então passa a receber ajuda de sua misteriosa vizinha.
Mr. Turner
Um dos filmes mais comentados no último Festival de Toronto, Mr. Turner explora os últimos anos de vida do famoso pintor britânico J. M. W. Turner. Com direção de Mike Leigh, o filme também fez sucesso no festival de Cannes, onde disputou a Palme D’or e rendeu um prêmio de melhor ator a Timothy Spall, por sua performance como o excêntrico pintor.
Obvious Child
Com o sucesso que fez até agora, Obvious Child ganhou o posto de comédia indie do ano. O filme acompanha Donna, uma comediante do Brooklyn que leva um pé na bunda do namorado, é demitida de seu trabalho, e descobre estar grávida.
Trash
O novo de Stephen Daldry, diretor de As Horas e Billy Elliot, tem razões de sobra para chamar atenção do público brasileiro: o filme foi filmado no país e conta com atuações de Selton Mello e Wagner Moura. A trama acompanha três garotos que encontram no lixão uma mala cujo conteúdo serve como denúncia de corrupção e os colocará em conflito com a polícia local.
Whiplash
Grande vencedor do Festival de Sundance deste ano, Whiplash explora a difícil relação entre um temido maestro de Jazz e seu aluno em uma das maiores escolas de música dos Estados Unidos, contando com grandes atuações de seus protagonistas, em especial de J.K. Simmons, explorando seu lado mais dramático como ator.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais