Aproveitando o cenário atual brasileiro, em que a sociedade se uniu na luta para melhorar o país e o sentimento de mudança paira nas ruas, listamos 10 filmes que inspiram essas ideias. Buscamos histórias que tenham em sua temática, pelo menos, a ascensão de um povo oprimido, a busca por uma mudança no governo dominante ou – e talvez o mais importante – a união de jovens em busca da modificação dessa sociedade.
V de Vingança
Um dos mais recentes e provavelmente o filme que simbolizou movimentos como Ocupe Wall Street e do MPL, V de Vingança é a adaptação da clássica HQ de Alan Moore que apresenta V, um anarquista revolucionário fantasiado com a máscara de Guy Fawkes que planeja um golpe de estado numa Londres distopica depois de uma guerra nuclear. A máscara do filme foi popularizada em movimentos pelo mundo todo, e o longa, além de tudo, serviu para nos mostrar que Natalie Portman continua linda até com o cabelo raspado.
Diários de Motocicleta
Talvez um dos mais populares e que trazem a sensação dos jovens idealizadores presentes nesses movimentos, o filme de Walter Salles estrelado por Gael García Bernal é um road-movie que mostra a viagem de Ernesto Che Guevara pela América do Sul – viagem que o ajudaria a criar os ideais que o tornariam um ícone de revoluções.
Che e Che II
Já que passamos pela gênese dos ideais de Che Guevara, o interessante filme dividido em duas partes de Steven Soderbergh com Benicio Del Toro mostra o líder durante a revolução cubana e a guerrilha que comandou na Bolívia, buscando trazer uma revolução no país.
Ventos da Liberdade
O filme de Ken Loach – famoso por dirigir produções de temática social e por sua ideologia socialista – apresenta dois irmãos que se juntam ao IRA na luta pela independência da Irlanda. Ventos da Liberdade ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2006.
Edukators
Outro filme que fez barulho em Cannes e foi indicado à Palma de Ouro, Edukators (um dos primeiros sucessos estrelados por Daniel Brühl, que depois faria Adeus, Lenin e Bastardos Inglórios) mostra um trio de jovens anti-capitalistas que costumam invadir a casa de pessoas do alto escalão da sociedade e “educa-los”, com mensagens dizendo que seus dias de riqueza estão contados. Mas tudo muda quando o grupo acaba sequestrando um empresário.
Todos os Homens do Presidente
O clássico estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman conta a história real de dois jornalistas que cobriam o escândalo de Watergate que ajudou na descoberta da rede de espionagem e lavagem de dinheiro que levou à renuncia do presidente Nixon.
O Encouraçado Potemkin
Falando em clássicos, O Encouraçado Potemkin é certamente a obra mais importante da filmografia do russo Sergei Eisenstein, falando sobre injustiça e o poder coletivo que há nas revoluções populares, focando na rebelião dos marinheiros de navio de guerra, ocorrida em 1905. Também é um interessante estudo sobre as diferenças narrativas nos filmes com temática socialista (como este soviético).
Reds
O premiadíssimo filme dirigido e estrelado por Warren Beatty conta a história de John Reed, o jornalista que escreveu o livro sobre a revolução russa e que sonha em trazer seu espirito e ideais para os Estados Unidos.
Os Sonhadores
O filme de Bernardo Bertolucci se passa durante os protestos estudantis de 1968 em Paris e mostra um estudante de intercambio que cria amizade com irmãos parisienses.
Gandhi
Impossível falar de revoluções sem citar Gandhi. O premiado filme estrelado por Sir Ben Kingsley mostra trechos da vida do ativista que foi líder do movimento pacifista em busca da independência da India. Kingsley levou o Oscar de melhor ator.