10 lições para ser um cavalheiro moderno

Compartilhe

A igualdade sexual entre o homem e a mulher permite que haja encontros com muito mais naturalidade do que antigamente. Mas isso não impede que você seja um cavalheiro. Ao contrário: um homem de verdade não deve nunca deixar de exercer o cavalheirismo nos seus aspectos mais fundamentais. Ser um cavalheiro é arte nobre e louvável e não depende do tipo da mulher, do estágio de relacionamento do casal e dos sentimentos e intenções que você tem por ela.

1# Seja pontual no encontro marcado e tolerante com o atraso dela. Mulheres atrasam mesmo e você nunca deve repreendê-las por isso. Se ela se desculpar, aceite gentilmente e com bom humor suas desculpas.

2# Faça gestos simples, mas importantes. Abra a porta do carro, puxe a cadeira para ela sentar-se, ajude-a com o casaco e dê o braço direito a ela quando caminharem. Até porque, quando usam salto alto, podem ter dificuldades de andar no chão irregular.

3# Seja atencioso. Ouça concentradamente o que ela diz, fazendo perguntas adequadas e procurando saber detalhes importantes do que ela pensa e acha.

4# Vista-se apropriadamente. Não é necessário usar terno e gravata ou qualquer traje formal. Vista-se no seu estilo, de maneira simples mas adequada. Não seja relaxado.

5# Esteja preparado para pagar a conta. Se ela se prontificar a dividir as despesas, não aceite. Mais do que o valor em si, o gesto é um sinal de atenção e valorização do seu par.

6# Sempre deixe claro o quanto você gostou do encontro e do seu interesse em repetir o programa.

7# Ofereça-se sempre para acompanhá-la onde quer que ela deseje ir, seja na casa dela ou até mesmo a uma estação do metrô.

8# Não fique inserindo intenções sexuais em todos os seus gestos. Seja cavalheiro como um objetivo e não para seduzi-la.

9# Repreenda suavemente, e de maneira bem humorada, as eventuais recusas que ela fizer de seus gestos cavalheiros.

10# Seja gentil com todos, não apenas com ela. Trate bem garçons, pedintes de rua, flanelinhas, balconistas e vendedores. A gentileza é a mãe de todas as artes do cavalheirismo

* * *

Leia mais textos de Roberto Amado em seu blog Poucas Palavras

Faça gestos simples, mas importantes

Roberto Amado

Sobrinho de Jorge, o jornalista, cronista e escritor Roberto Amado já foi indicado ao prêmio Jabuti.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais