A ONU declarou 2014 como “O Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”. Resumindo, o objetivo é chamar atenção para as mudanças ambientais que os pequenos países insulares estão enfrentando. Então o site Lonely Planet resolveu criar uma lista com as 10 ilhas que você deve conhecer em 2014. Confira abaixo:
1# Palau
Já pensou em mergulhar em um lago infestado por águas-vivas? Provavelmente este não é um dos seus maiores sonhos, acredito eu, mas na ilha de Eil Malk você encontrará o “Jellyfish Lake”, um lago marinho em que as águas-vivas perderam suas células urticantes, tornando-se praticamente inofensivas.
2# Tonga
São cerca de 170 pequenas ilhas espalhadas em uma área de 700 mil km². Compondo o Reino de Tonga, as ilhas encontram no turismo um grande aliado econômico. Mesmo assim, devido à grande distância da costa, Tonga mantém sua natureza protegida e sua riqueza cultural viva.
3# São Tomé e Príncipe
Localizado no Golfo da Guiné, é o menor país do continente africano e talvez o menos conhecido também, sendo pouco frequentado por turistas. Quem se arrisca a conhecer o arquipélago de origem vulcânica e língua portuguesa, no entanto, encontra incríveis praias de areia branca e vegetação tropical.
4# Trinidad e Tobago
Basta dizer que a ilha localiza-se no caribe e mais nada. Mas, diferentemente de outras ilhas banhadas pelas quentes águas caribenhas, Trinidad e Tobago está fora da Rota dos Furacões, que costumam ocorrer na área. Segundo a publicação, este é o Caribe na sua forma mais emocionante e menos artificial.
5# Papua Nova Guiné
Situada na Oceania, a ilha também é “atingida” pela Grande Barreira de Corais Australiana, um dos melhores pontos para a prática de mergulho do mundo. Papua Nova Guiné, de fato, consiste na metade oriental da ilha Nova Guiné, sendo a outra metade correspondente à Indonésia. Há, ainda, algumas ilhas à leste.
6# Cabo Verde
Mais uma antiga colônia portuguesa a integrar a lista, Cabo Verde é formado por 10 ilhas no Oceano Atlântico, a 700 km de Senegal. Algumas ilhas desabitadas são atrações à parte e, segundo a Lonely Planet, possui uma vibração latina que se parece um pouco com o Brasil. A Ilha da Boa Vista é conhecida como “a ilha das dunas que encontram o mar” e tem as mais extensas praias de Cabo Verde.
7# Ilhas Cook
Sem nenhum grande resort — apenas alguns pequenos hotéis e pousadas ecológicas para receber os visitantes — a ilha permanece como uma das mais preservadas do planeta. Situado no Pacífico, o arquipélago é tido como o Havaí do Sul, pois se assemelha ao Havaí antes deste ter sido transformado num grande centro turístico.
8# Granada
Conhecida como a ilha das especiarias devido a grande produção de noz moscada, gengibre e cravo, Granada é formada por três grandes ilhas (Granada, Carriacou e Pequena Martinica) e diversas outras menores. O local possui vestígios históricos das colonizações francesa e inglesa.
9# Seychelles
Como relata a publicação, nenhuma lista com as melhores praias do mundo é feita sem mencionar esse arquipélago. São 115 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico. Destaque para a praia Anse Source d’Argent, a mais famosa devido a sua magnífica costa.
10# São Vicente e as Granadinas
O país insular formado por São Vicente e pelas Granadinas do Norte, possui um território de apenas 388 km², integrando, portanto, a lista dos menores países do planeta. Mas, como diz o dito popular, os grandes prazeres da vida estão nas pequenas coisas. E, assim como as ilhas supracitadas, não seria diferente com São Vicente e Granadinas: repleta de praias, vegetação, montanhas e cachoeiras.