Moradores solitários ou não, a verdade é que a nação masculina tem buscado cada vez mais a adoção de um amigão canino com quem possa ficar jogado no sofá assistindo televisão nas tardes de domingo. Mas, assim como no caso de outros animais, a personalidade e o comportamento do cão escolhido contam muito, afinal, devem ser compatíveis com o dia-a-dia e as preferências do seu dono.
Embora boa parte dos homens tenha o porte dos cães entre os principais fatores de decisão, há muitos cãezinhos que também podem ser ótimos companheiros e até protetores. Pensando nisso, resolvemos listar as 10 raças de cães ideais para o homem moderno, oferecendo as informações que podem ajudar muito na hora de decidir que tipo de cachorro levar para casa.
1# Beagle
Famosos pela personalidade brincalhona e alegre, os Beagles também são muito ágeis, tornando-se ótimos aliados nas caminhadas ou corridas diárias. Além disso, é uma raça muito carinhosa e extremamente companheira.
2# Pastor Alemão
Este é, sem dúvidas, um dos cachorros que há muito tempo figura entre os preferidos dos homens, e a explicação para isso é simples: suas qualidades são muitas. Seu porte chama a atenção, é inteligente, aprende vários comandos de uma só vez, tem grande força física, é independente e idolatra o seu dono – o que o torna uma excelente opção para quem busca um novo mascote, já que muitos o consideram como a melhor das companhias caninas.
3# Golden Retriever
Seu grande porte e pelagem dourada chamam a atenção por onde quer que passe e a raça é uma das que conta com grandes habilidades para esportes e atividades físicas. Sendo assim, o Golden é um ótimo companheiro para os homens modernos cheios de disposição.
4# Labrador
Similar ao Golden Retriever, o Labrador possui todas as características de porte e força física da raça, com a vantagem de ser um dos cães mais carinhosos e fiéis que se pode ter. Sempre disposto a brincar e passear, o Labrador tem pelagem mais curta e nenhum problema de socialização, lidando bem com todo tipo de pessoa.
5# Dobermann
Seu porte chama a atenção e, além da grande capacidade física, o Dobermann também conta com um bom instinto protetor, o que lhe torna um ótimo cão de guarda, quando treinado para tal.
6# Boxer
Embora seja bastante equilibrado, o Boxer é um cão vigilante e protetor, sendo capaz de mostrar sua agressividade à estranhos e muito carinho ao seu dono. Brincalhão e ativo, é bastante companheiro, e pode acompanhar os homens modernos nas mais variadas atividades.
7# Pit Bull
Considerado um dos mais ferozes cães, o Pit Bull não é um cachorro agressivo quando educado da maneira correta, podendo ser um bom guardião e, ao mesmo tempo, carinhoso. Poderoso e forte, o Pit Bull se torna extremamente obediente quando treinado, podendo servir como amigo e protetor de seu dono.
8# Rottweiller
Embora seja mais uma raça que gera medo na maioria das pessoas, os cães Rottweiller podem ser bem dóceis com seu proprietário sem perder o poder de ataque e proteção, sendo extremamente ágeis, resistentes, obedientes e fiéis ao dono.
9# Bulldog Francês
De porte médio e aparência zangada, o Bulldog Francês possui um jeito peculiar de encarar os acontecimentos, pois é inteligente, manso, fiel, determinando e, por incrível que pareça, caseiro. Ou seja, para os que não dispõem de tanto tempo para passeios diários ou muito espaço em casa, ele é uma ótima pedida.
10# Pug
Por fim, um dog para os que querem um de pequeno porte: o Pug. Apesar de não ser encontrada com facilidade, a raça vem se transformado em uma febre de procura. Isto porque, além de serem compatíveis com qualquer ambiente, são rápidos para aprender e obedecer, divertidos, carismáticos e se dão bem com todas as pessoas, sejam elas as de casa ou as visitantes.
* * *
Matéria escrita por Priscila Franco, do CachorroGato, um portal que ajuda donos de cachorros e gatos a cuidarem de seus animais de estimação com conteúdos escritos por médicos veterinários, ferramentas online, guia completo de serviços em sua região e muito mais