Existem pessoas produtivas. Elas são focados; organizados; cumprem os prazos; prestam atenção aos detalhes; costumam levantar da cama antes do alarme tocar. E há aquelas que… Bem, estão na categoria do “não”, para simplificar o ponto. Se você faz parte deste segundo grupo, encontramos um artigo do consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, sobre os 11 hábitos das pessoas improdutivas e como fazer para corrigi-los.
11# NÃO TER TEMPO PARA SI MESMO
- Hábito? “A produtividade está diretamente ligada à energia. Se a pessoa não tem tempo para descansar, perde a energia e, com isso, a disposição para trabalhar.”
- Solução? “Pense na sua agenda de forma a dedicar tempo, sim, para você mesmo e para outros assuntos pessoais.”
10# SER DESORGANIZADO
- Hábito? “Organização é palavra de ordem para quem quer ter dias produtivos.”
- Solução? “Quanto mais sua mesa estiver limpa, organizada e funcional, mais você economizará tempo produtivo.”
9# ROUBAR O TEMPO ALHEIO
- Hábito? “Por ter uma agenda caótica, quem é improdutivo tende a atrapalhar todos que cruzam seu caminho profissional.”
- Solução? “Analise o tempo dos outros antes de passar qualquer demanda. Não fique centrado apenas nas suas necessidades.”
8# SER FÃ INCONDICIONAL DE REUNIÕES
- Hábito? “Muitas reuniões não têm qualidade, não são planejadas, são muito longas e não atingem os objetivos propostos.”
- Solução? “Não faça reuniões para tudo. Quanto mais claro e pontual for o objetivo da reunião, melhor. E tenha como meta fazê-las curtas.”
7# NÃO DELEGAR
- Hábito? “Os motivos para não delegar tarefas são inúmeros. Mas a consequência, quase sempre, é a mesma: trabalho para além da conta e uma agenda caótica.”
- Solução? “Quanto mais delegar, mais tempo você terá para se dedicar às tarefas com excelência.”
#6 ESPALHAR TODAS AS INFORMAÇÕES
- Hábito? “O excesso de recursos para organizar a vida – agenda, post-it, aplicativos – pode atrapalhar o trabalho.”
- Solução? “Foque em apenas uma ferramenta para organizar sua rotina.”
5# SER VICIADO EM REDES SOCIAIS
- Hábito? “Entre uma tarefa e outra você até pode ver. Mas fazer isso com frequência pode te prejudicar.”
- Solução? “Assim como com o e-mail, determine horários fixos para acessar as redes sociais.”
4# SUPERVALORIZAR O EMAIL
- Hábito? “Checar o e-mail toda hora é a senha para se perder no trabalho.”
- Solução? “Determine horários para checar seus e-mails de acordo com sua rotina de trabalho.”
- Hábito? “Atire a primeira pedra quem nunca começou e abandonou rapidamente um novo aplicativo ou estratégia para gerir melhor a sua rotina.”
- Solução? “Encare com mais seriedade as estratégias e as ferramentas de produtividade, como agendas e aplicativos de gestão do tempo.”
2# ACREDITAR QUE TUDO É PARA ONTEM
- Hábito? “Há quem vê tudo como prioridade. Resultado? A pessoa lota sua agenda de coisas desnecessárias.”
- Solução? “Tenha uma postura crítica diante de cada demanda que cruza seu caminho”
1# DEIXAR A VIDA TE LEVAR
- Hábito? “O principal erro de quem não consegue manter a agenda (e a vida) em dia é não planejar.”
- Solução? “Faça um planejamento para os próximos três dias e jamais lote sua agenda de compromissos, deixe sempre um espaço para imprevistos.”