12 alimentos que te ajudarão a combater a ressaca

Compartilhe

Em “Two And a Half Men”, o nosso saudoso Charlie Harper tinha uma fórmula para curar sua ressaca: “Nunca parar de beber.”

Numa série de humor, pode funcionar. Se você tentar no mundo real, porém, o resultado não será tão glorioso.

“O que fazer então, raios?”, você deve estar perguntando, num desespero profundo. Afinal, quem entra neste post geralmente já está com a cabeça estourando, fruto da bebedeira na noite anterior.

Mas fique tranquilo, caro leitor, pois vamos te ajudar.

Existem 12 alimentos que, por suas propriedades naturais, ajudam a combater a ressaca como ninguém. Use e abuse:

1# ÁGUA

Beba água antes, durante e depois da bebedeira. O álcool desidrata os fluídos corporais, inclusive do cérebro. Então você precisa os repor para se sentir melhor. Um truque é revezar, no dia da bebedeira, um copo de drink e um de água.

2# ALECRIM

O tempero acarreta num funcionamento interessante contra a dor de cabeça: o aumento da circulação sanguínea no cérebro. Além disso, o alecrim auxilia na digestão e na produção de bílis pelo fígado, resultando numa atividade favorável contra os males da ressaca.

3# ALHO

O alimento ajuda no trabalho intestinal e na regularização a digestão, o que torna aquela náusea insuportável um pouco mais suportável. Se você não está afim de encarar um dente de alho pela manhã, pode tomar um chá de alho.

4# ASPARGO

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Food Science, o aspargo pode te ajudar a combater a ressaca. Os aminoácidos e sais minerais do alimento auxiliam o fígado contra as toxinas da bebida e contra alguns sintomas da ressaca. Mas, veja, para isso é preciso ingerir o aspargo antes da curtição, e não depois.

5# BANANA

Um estudo publicado pelo Quarterly Journal of Studies on Alcohol revelou que a vitamina B6 pode reduzir a ressaca e a banana é uma ótima fonte desse nutriente. Além disso, a fruta também oferece boas doses de potássio, nutriente que é eliminado em peso pelas constantes e progressivas idas ao banheiro.

6# CHOCOLATE

A ingestão em excesso de bebida alcoólica resulta na redução da quantidade de açúcar no sangue, pois o álcool atinge o fígado, órgão que armazena e libera glicose no organismo. O chocolate equilibra esse quadro, pois contém alta dose de açúcar em sua composição.

7# FRUTAS CÍTRICAS

Segundo uma publicação do The American Journal of Clinical Nutrition, a frutose e a vitamina C limpam 100% dos resquícios do álcool no sangue, o que, naturalmente, minimiza os efeitos das bebidas no organismo. Como a frutose está na lista, qualquer fruta é válida na luta contra a ressaca, até porque elas ajudam a equilibrar o nível de glicose no sangue.

8# GENGIBRE

Outro alimento que auxilia no combate à náusea é o gengibre, que também atua no sistema digestivo com ação anti-inflamatória.

9# ISOTÔNICO

As bebidas esportivas contém muita água e minerais, nutrientes que a folia alcoólica faz ir embora do nosso corpo. Água de coco também é muito válido.

10# MISOSHIRO

A sopa de misô, alimento típico do Japão, auxilia o fígado a processar o álcool, segundo um estudo norte-americano. Isso certamente diminuí os efeitos negativos da bebida em nosso organismo.

11# TORRADA COM MEL

As torradas (preferencialmente as que não contém conservantes) são carboidrato simples e, portanto, fazem com que a taxa de açúcar no sangue aumente. Para dar uma incrementada no objetivo acrescente mel.

12# QUALQUER UM COM CISTEÍNA

Essa aminoácido (que já é produzido pelo nosso organismo) combate o acetaldeído, um dos principais agentes causadores da ressaca. Ingerir alimentos ricos na substância, portanto, acelera o processo de recuperação do porre. Ela pode ser encontrada em ovos, brócolis, pimentas, cebolas, entre outros alimentos.

Thiago Sievers

Co-fundador do El Hombre, é responsável pelo canal do YouTube e pelas parcerias comerciais. Vem trabalhar todo dia de bicicleta e tem um condicionamento de atleta olímpico. É editor também do "Moda Masculina Journal".

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais