Não existe maneira melhor de renovar o visual do que atualizando o seu corte de cabelo. Ele é o cartão de visitas mais eficiente que um homem pode ter, seja na hora da paquera ou para causar uma boa impressão com qualquer pessoa. Encontramos no site americano “AskMen” um guia ilustrado, feito pelo barbeiro Thaddeus Jayaseelan, com 13 cortes de cabelo masculino que estão em alta em 2017. Se você está buscando inspiração para a sua próxima visita ao barbeiro, escolha o seu look preferido e mostre para ele.
FADE ONDULADO
Esse aqui é para homens que têm cabelo cacheado. É um corte simples e estiloso. Basta deixar as laterais bem curtinhas, na altura que você preferir, e o topo mais comprido, penteado de maneira casual.
DEGRADÊ PENTEADO PARA O LADO
A parte de cima do cabelo é aparada com tesoura e penteada para o lado. Nas laterais, o barbeiro deve fazer um degradê, começando com tesoura em cima e usando a máquina embaixo. Uma risca é feita (apenas de um lado) para separar o topo da lateral. O penteado fica na direção oposta a essa demarcação.
UNDERCUT CLÁSSICO
Pois é, senhores, em 2017 o undercut continua em alta. Para quem ainda não conhece esse estilo, ele traz as laterais com um fade baixo, enquanto a parte de cima e de trás são mais longas, estilizadas para cima na hora de pentear.
REBAIXADO NA LATERAL DA TESTA
Ao contrário do fade tradicional, esse corte não traz um degradê na lateral inteira. O cabelo é apenas rebaixado entre a orelha e a linha da testa, como o jogador de basquete Klay Thompson faz. O resto também é curto, mas não tanto.
POMPADOUR MODERNO
O pompadour é um dos cortes masculinos mais tradicionais, que há décadas faz a cabeça (com o perdão do trocadilho) dos homens. Em português ele é chamado de topete, com a parte de cima e a da frente compridas, estilizadas para o alto e eventualmente para o lado também. A maneira moderna de usá-lo é com as laterais baixas.
REPICADO CURTO
Neste corte masculino, as laterais são curtas e o topo um pouco maior, mas não muito. A ideia é que o barbeiro deixe repicado em cima, para criar um efeito bem descontraído, relaxado e “cuidadosamente” bagunçado. Ao pentear o topo, lembre-se de deixá-lo texturizado com algum modelador.
FLAT TOP
Essa dica é para quem tem cabelo afro: o flat top, cuja silhueta do topo é quadrada, trazendo ângulos bem retos. Lembra quase uma caixa.
BUZZ CUT COM FADE
Não reconheceu o nome? Mas você com certeza vai saber do que estamos falando, porque o buzz cut é chamado em português de “cabelo raspado”. Você pode deixar tudo no mesmo nível ou, caso queira modernizar o look, adotar um leve fade nas laterais e atrás. Algumas pessoas gostam também de fazer uma risca superior.
SLICK BACK
Você deve deixar o seu cabelo comprido em cima e penteá-lo todo para trás. Está preocupado que isso crie um look muito ultrapassado? Basta o barbeiro diminuir as laterais em cima e raspar embaixo, fazendo um leve degradê.
COMPRIDO E JOGADO PARA O LADO
Você reparou que quase todos os cortes desta lista trazem fade? Este aqui não. Ele é comprido em cima e apenas aparado lateralmente. Na hora de pentear, você deve jogá-lo para o lado, de preferência criando um efeito texturizado no cabelo, para não ficar certinho demais.
HIGH FADE
Lembra do flat top que falamos anteriormente? Essa aqui é a alternativa para quem não tem cabelo afro. Ele traz a mesma natureza quadrada, só que bem mais curto.
QUIFF CONTEMPORÂNEO
O quiff é um dos cortes do momento. Ele lembra o pompadour – ambos são chamados de “topete” no Brasil – mas tem uma característica mais texturizada e “movimentada” em cima, enquanto o pompadour traz um visual mais fixo e firme.
MID FADE
Se você é adepto da filosofia de que, num mundo de extremos, o melhor caminho é o do meio, este é o corte para você. Você deixa o topo numa altura mediana, com textura e levemente “bagunçado”, enquanto as laterais e a traseira fazem um degradê. Ele deixa o visual bem casual e, ao mesmo tempo, estiloso.