InícioEntretenimentoFilmes & SériesAs 13 mortes mais tristes de "Game of Thrones"

As 13 mortes mais tristes de “Game of Thrones”

Para quem ainda não leu os livros, Game of Thrones é uma série totalmente imprevisível. Estamos acostumados a assistir shows que conservam suas principais personagens, mas na obra de George RR Martin, protagonistas não costumam ter grande importância.

Após tantas mortes inesperadas, que são capazes de nos deixar de luto por dias sem ao menos vivermos no ambiente da série, resolvemos preparar um ranking listando as mais sentidas (e que mais causaram revolta) até o momento.

13# Ros

A linda prostituta Ros não foi fiel a Petyr Baelish e acabou servindo de alvo para Joffrey testar sua nova besta. Uma morte inesperada e, principalmente, uma grande lástima para o público masculino, uma vez que não podemos mais assistir suas cenas de nudez.

12# Renly Baratheon

Um homem bom, mas que tentou algumas manobras para tomar o trono de ferro e tornar-se rei antes de seu irmão mais velho, Stannis Baratheon. Talvez ainda fosse um pouco cedo para morrer, mas a sombra que Melisandre deu à luz não achava isso…

11# Comandante Mormont

Grande homem, comandante da Patrulha da Noite que costumava apoiar Jon Snow, acabou morto pelas mãos de Rast, que já teve o que merecia graças ao lobo Fantasma. O mais revoltante na morte foi a forma covarde como aconteceu, mas se depender de GRRM, ainda teremos muitas outras desse tipo, infelizmente (ou felizmente?).

10# Ser Rodrik Cassel

Mestre de armas de Winterfell e fiel escudeiro dos Starks, Sor Rodrik teve sua cabeça decepada pelas mãos do traidor Theon Greyjoy, enquanto este tomava o reino. É sempre doloroso ver um homem honrado sendo assassinado.

9# Robert Baratheon

Em geral, era também um homem bom e correto, assim como seu melhor amigo, Ned Stark. O vinho batizado dos Lannisters acabou enfraquecendo-o e fazendo com que fosse morto por um javali. Apesar de que àquela altura já podíamos suspeitar dos “leões”, a morte do rei acabou por ser um tanto chocante.

8# Ygritte

Os mais sensíveis poderiam imaginar que Ygritte mudaria de lado e passaria a viver ao sul da muralha com Snow. Apesar da suposta vontade de matá-lo, a hesitação na hora de consumar o ato fez com que o menino Olly a matasse antes. Uma linda ruiva a menos para os atentos olhos dos hombres. Além da personagem, morre também a frase “Sabe de nada, Jon Snow”. Uma pena.

7# Meistre Luwin

Meistre da cidadela de Winterfell, também responsável por parte da educação das crianças Starks. Era um homem inteligente e honrado que foi morto de forma covarde pelos soldados de Theon Greyjoy durante a invasão ao reino. A cena em que Luwin pede para Osha acabar com sua vida foi triste o suficiente para entrar neste ranking.

6# Catelyn Stark

A matriarca dos Starks, que sempre fez o melhor pela sua família, tentou salvar seu filho mais velho da morte frente ao ódio de Walder Frey, mas não obteve sucesso. Logo após a morte de outros dois (ou três) Starks, o assassinato de Catelyn acabou se tornando ainda mais revoltante.

5# Talisa Stark

A esposa de Robb Stark, pivô da traição do Lorde Frey, acabou sendo covardemente assassinada a golpes de adaga na barriga. O ambiente não parecia muito hostil inicialmente, até que veio o ataque surpresa à Talisa, que estava grávida, o que tornou a morte ainda mais revoltante. Mas como sabemos, o pior ainda estava por vir…

4# Khal Drogo

O grande Khal, líder dos Dothraki era visivelmente muito habilidoso enquanto empunhava sua foice e parecia invencível no campo de batalha. Mas foi em uma luta um contra um, com uma ferida causada intencionalmente, que sua jornada no mundo dos vivos chegou ao fim.

Após Daenerys pedir para a feiticeira Mirri Maz Duur – que fora capturada de uma tribo saqueada pelo próprio khalasar – dar um jeito na ferida do seu amado, ela acaba deixando-o intencionalmente em estado vegetativo, o que levou Dany a matá-lo. A grande expectativa em cima do grande guerreiro que era, além de ser o porto seguro de sua esposa, ainda frágil, acabou tornando sua morte mais dolorosa e difícil de aceitar.

3# Oberyn Martell

Uma das mortes mais recentes e uma das que mais chocaram. O “Víbora Vermelha” ansiava por vingança contra aqueles que mataram sua irmã, mas quando teve a chance de vingar-se do seu primeiro alvo, acabou ficando cego por seu próprio ódio. Está, com certeza, entre os melhores guerreiros que já apareceram na série.

A épica batalha contra Gregor Clegane, o Montanha, parecia estar vencida e imagino que muitos – assim como eu – já não esperavam por uma reviravolta. Como o simples fato de sua morte não era suficiente, antes ele precisou perder vários dentes e morrer com sua cabeça estourada pelas mãos do gigante. Foi uma morte que deixou muitos de boca aberta, literalmente. Além de ampliar nosso ódio contra Ser Gregor e Cersei Lannister.

2# Robb Stark

Foi o primogênito de Eddard Stark. Era um grande estrategista de guerra e também ótimo guerreiro. Poderia ser comparado a seu pai no quesito honra e honestidade, mas escolheu quebrar sua palavra com quem menos deveria e acabou sendo assassinado em uma das cenas mais revoltantes da série nessas quatro temporadas que se passaram.

Após a morte de Robb, Talisa e Catelyn, seu lobo Vento Cinzento também foi morto enquanto estava enjaulado. Como se não fosse suficiente, o mais maduro dos Starks teve sua cabeça decepada para que fosse costurada a cabeça do lobo em seu corpo. Foi uma perda que precisou de algum tempo para ser aceita, mas que também fez muitos amarem ainda mais esta obra.

1# Ned Stark

Ainda a morte mais chocante de toda a série. Foi com a morte de Ned que todos nós que ainda não lemos os livros, soubemos do que se tratava a história. Um homem totalmente correto e personagem indispensável – ao menos até aquele momento – morto de forma injusta e inesperada.

Minha aposta durante a cena era o velho clichê: alguém apareceria, mataria os vilões e salvaria Ned. Graças a RR Martin, eu estava errado. O assassinato de Ned foi o que desencadeou a revolta do norte contra a coroa e o que começou a tornar a série o que ela é hoje.

* * *

Apesar de todo o ódio que Game of Thrones nos causa, esta é indiscutivelmente a melhor série da atualidade, além de estar entre as melhores de todos os tempos. Essas mortes nos deixam revoltados, mas se não acontecessem, provavelmente este não seria um show tão bom quanto está sendo. É uma pena que tenhamos de esperar quase um ano pela quinta temporada e por mais destas mortes inesperadas.

Gleyson Navarro
Gleyson Navarro
Nascido em 1993, interessado por música, psicologia, filosofia, história e política. Atualmente está desocupado, passa o tempo incomodando os vizinhos com sua guitarra, lendo, assistindo séries e às vezes escrevendo.