A Arash, companhia automotiva inglesa, está querendo balançar os alicerces do universo dos carros. Dos super carros, mais especificamente. E eles querem fazer isso com sua próxima novidade: uma versão atualizada do AF10.
Se você esperava que o Bugatti Chiron ou o Koenigsegg Regera, com seus 1,500 cavalos de potência, brilhariam como os carros mais potentes do Salão de Genebra, que começa amanhã, os britânicos vieram mostrar que você está enganado.
Se o AF10 original, lançado há 6 anos, oferecia “modestos” 550 HP, não podemos nem dizer que esse novo carro é uma versão do antigo, tamanha a discrepância nos números: o AF10 2016 promete gerar insanos 2,080 cavalos de potência.
Senhores, prestem atenção: dois mil e oitenta! É muita força bruta.
O que vai promover essa potência ao carro são cinco motores. Desculpem ter que ficar repetindo, mas é isso mesmo: cinco motores. Os caras até apelidaram o conjunto de propulsores de “warp drive”. Lembra de Star Trek? Então, “warp drive” era a forma de propulsão que os levava a velocidades mais rápidas que a da luz.
Um dos motores, o principal, é um V8 supercharged 6.2 de 900 cavalos, e os outros são quatro motores elétricos, cada um dedicado a uma roda, gerando 295 HP cada. Faça as contas e chegue no resultado: 2,080! Isso levará o AF10 a atingir cerca de 320 km/h.
Quanto à aceleração, com um torque de 230 mkgf, a máquina fará de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Está bom ou quer mais?
As opções de transmissão do motor movido a combustível é manual de 6 velocidades ou paddle-shift (as borboletas atrás do volante). Já os motores elétricos têm suas próprias transmissões de duas velocidades.
Quanto ao visual, houve algumas mudanças em relação ao modelo original, mas, no geral, o design é semelhante.
O valor dessa máquina? Rondará a casa do US$ 1,5 milhão – o que, convertendo, dá cerca de R$ 6 milhões. Mas para quem quiser a versão mais modesta, sem o auxílio dos quatro motores elétricos e com 550 cv, o preço cai para pouco mais de R$ 1,9 milhão.
E aí, curtiu?