InícioEntretenimentoTecnologia24 curiosidades sobre o Super Nintendo em seus 24 anos de vida

24 curiosidades sobre o Super Nintendo em seus 24 anos de vida

O Super Nintendo, videogame ícone dos anos 90, completou 24 anos no último dia 21 de novembro. Para relembrar esse aparelho que nos fez assoprar muitos cartuchos para tirar o pó, selecionamos,portanto, 24 curiosidades que você provavelmente não conhece sobre o console, hombre.

Confira logo abaixo.

1# A sigla SNES é de Super Nintendo Entertainment System. No Brasil, no entanto, o console é mais conhecido apenas como Super Nintendo.

2# No Japão, o aparelho é conhecido como Super Famicom, abreviação de Family Computer.

super-nintendo-24-anos-3-el-hombre

3# Nos anos 90, o SNES foi o terceiro console mais vendido da história, ficando atrás somente do Gameboy (também da Nintendo) e do PlayStation. Atualmente é o 11º aparelho no ranking. Hoje ele perde para a plataforma PlayStation, para os portáteis, para o Xbox 360 e para um de seus sucessores, o Wii.

4# Cerca de 49 milhões de unidades do Super Nintendo foram vendidas no mundo todo.

5# O SNES chegou ao mercado japonês em 21 de novembro de 1990. Quase um ano depois, em 23 de agosto de 91, o aparelho deu as caras nos Estados Unidos. E só em 11 de abril de 1992 o SNES atingiu o mercado europeu. No Brasil, como era de se esperar, o aparecimento do console demorou ainda mais, acontecendo apenas em 30 de agosto de 1993.

6# Os concorrentes do Super Nintendo na época em que ele surgiu eram o TurboGrafx-16, lançado pela NEC e Hudson Soft em 1987, e o Mega Drive, da Sega, em 1988. Os dois aparelhos tinham 16 bits de desempenho, superior aos 8 bits do NES (antecessor do SNES), que chegou ao mercado em 15 de julho de 1983.

super-nintendo-24-anos-4-el-hombre

7# Embora seja um aparelho japonês, o SNES vendeu mais na América do Norte e na América do Sul do que na Ásia. Foram 23,35 milhões de aparelhos comercializados entre americanos contra 17,17 milhões entre japoneses.

8# O rival do SNES, Mega Drive, vendeu 40 milhões de unidades e era conhecido com o nome de Genesis nos Estados Unidos. O embate entre a Sega e a Nintendo com esses consoles seria o mais acirrado na indústria de games na história, sendo superado em seguida pelo domínio da Sony no mercado de videogames, em 1994.

9# O Mega Drive foi descontinuado em 97 e o SNES apenas em 2003, no Japão. Ou seja, o aparelho durou 13 anos no mercado.

10# O nome do designer do Super Nintendo é Masayuki Uemura, o mesmo autor do NES original. Ele tem 71 anos, se aposentou em 2004 e fez história na Nintendo com os dois aparelhos, além de periféricos.

11# No Japão, o SNES chegou com Super Mario World e F-Zero disponíveis para o público. Nos Estados Unidos, Super Mario World foi comercializado junto com o console.

f-zero-el-hombre

12# O Mega Drive era visto como um videogame mais adulto. Isso contribuiu para que a Nintendo e seu SNES fossem taxados imediatamente como infantis pelo público e por boa parte da imprensa mundial.

13# A Nintendo lançou uma revista chamada Nintendo Power em julho de 1988. Com o surgimento do SNES, a publicação ajudou a promover os jogos do aparelho, assim como resenhas, dicas e truques. A revista circulou por 24 anos e foi encerrada em 2012. Essa publicação chegou oficialmente no Brasil em 1998, já no fim da era Super Nintendo, com o nome de Nintendo World, pela editora Conrad.

14# Um dos fundadores da Nintendo World foi o jornalista Pablo Miyazawa, representante da Nintendo no Brasil pela Gradiente e que trabalhou na Power Line, uma rede telefônica que tirava dúvidas de jogadores de SNES durante os anos 90.

15# Cerca de 20,61 milhões de cópias de Super Mario World de SNES foram vendidas no mundo todo. É o jogo mais vendido do aparelho e é o 18º título mais comercializado na história. Esse número corresponde a metade das vendas de Super Mario Bros, do NES.

super-nintendo-24-anos-6-el-hombre

16# Street Fighter II vendeu 14 milhões de cópias tanto no Super Nintendo quanto no Mega Drive, além de ter ganhado inúmeras versões alternativas, até para os fliperamas. Só no SNES foram 6,3 milhões de cópias.

17# A série de jogos de luta rival de Street Fighter, Mortal Kombat (1992), vendeu três milhões de cópias.

18# Já F-Zero, jogo de corrida, vendeu cerca de um milhão de cópias.

19# Emuladores de SNES já existiam para computador desde 1994, o que contribuiu para a pirataria de software do aparelho na época, inclusive no Brasil.

20# Star Fox, lançado em 1993, foi o primeiro jogo a utilizar o acelerador gráfico Super FX no SNES. Isso permitiu que o game reproduzisse polígonos em 3D muito antes de aparelhos voltados para este tipo de processamento, como o PlayStation e o Nintendo 64.

21# Cartuchos do Super Nintendo dos Estados Unidos possuíam formatos diferentes do Super Famicom Japonês. Isso criou limitações regionais para os aparelhos e truques para fazer um jogo de outro local rodar num console.

22# O adaptador Super Game Boy permitia jogar games do portátil no aparelho de mesa.

super-nintendo-24-anos-7-el-hombre

23# Antes de ser descontinuado na América, a Nintendo fez um último redesenho do SNES entre 1997 e 1999, apostando no aparelho até seu último respiro.

24# O primeiro console PlayStation era para ser desenvolvido por uma parceria entre Nintendo e Sony, para se tornar o “SNES CD”. Problemas de contrato acabaram com a aliança, permitindo que a Sony lançasse sozinha um aparelho que ultrapassaria o Super Nintendo com vendas estimadas em 100 milhões de unidades.

Pedro Zambarda de Araújo
Pedro Zambarda de Araújo
Jornalista e assessor de imprensa.