O abdominal é uma das musculaturas mais cercada de mitos na musculação e não é nada difícil encontrarmos treinamentos mirabolantes com o foco nessa área do corpo.
Um desses mitos, por exemplo, é que abdominal queima gordura da barriga. Sinto muito, mas isso não é verdade.
Por conta dessa vulgarização dos exercícios abdominais, é bem possível que você cometa alguns erros básicos no planejamento de seus treinos. Veja se se enquadra em alguma 3 situações abaixo.
Erro 1: fazer muitas repetições
Aposto que você já viu alguém se gabar que faz 50-100 abdominais de uma única vez. A verdade é que o abdômen é uma musculatura um pouco mais resistente que as demais, visto que temos que estabilizar o tronco durante o dia todo e considerando também que todos movimentos que realizamos necessita alguma ativação abdominal.
Mas realizar séries de muitas repetições vai deixar você preso em um sistema de pouca evolução que só vai te levar até certo ponto no fortalecimento muscular. É necessário, portanto, aplicar outros estímulos.
Sugestão: procure variar as faixas de repetições do treino abdominal da mesma forma que você faz com o treino normal. Não se preocupe em realizar sempre muitas repetições – pelo contrário, sugiro que procure fazer movimentos mais difíceis e com mais carga.
Erro 2: trabalhar o abdominal todos os dias
Da mesma forma que você não faz bíceps todos os dias (ou ao menos não deveria), também não deve realizar abdominais diariamente.
Não é possível “isolar” uma musculatura da outra (por exemplo, abdominal reto e abdominal oblíquo). Você acaba por estimular todas as musculaturas durante os movimentos abdominais. Apesar de ser possível trabalhar somente um movimento em um dia e somente outro em outro dia, é importante procurar dar descanso para essa musculatura também.
Sugestão: procure treinar o abdômen no máximo 3-4 vezes por semana, variando os estímulos ou realizando alguns movimentos diferentes na mesma sessão.
Erro 3: malhar sempre do mesmo jeito
Se você só fizesse supino reto para desenvolver o peitoral, aposto que sentiria falta de realizar outros movimentos e também pensaria estar fazendo o trabalho “pela metade”.
A mesma coisa ocorre com o abdominal quando o único exercício que você realiza é o abdominal reto ou o infra.
Sugestão: procure trabalhar seu corpo nos mais variados movimentos, incluindo rotação, flexão e estabilização do tronco, para exercitar a musculatura abdominal.
publicidade