É senhores, embora 2022 tenha começado com a promessa de coisas boas, parece que as manchetes repetem as mesmas notícias de 2021. O aumento de casos de Covid e um novo surto de gripe traz à tona uma grande incerteza: a reabertura dos escritórios. Se já é complicado para o funcionário se adaptar ao novo formato de trabalho, imagine para o líder de uma empresa “comandar” todos ao mesmo tempo, e cada um em sua casa. Mesmo que a cada dia estamos superando os desafios desta nova realidade, é importante lembrar que não devemos continuar investindo em maus hábitos de liderança.
Alguns maus comportamentos de liderança estão tão enraizados, que nem o próprio líder percebe. E pior, isso colabora (e muito) para a insatisfação dos funcionários, gerando uma grande bola de neve para a empresa. Que tal refletir sobre o passado, mudar alguns comportamentos e alcançar melhores resultados para sua organização? Segundo um artigo do especialista em empreendedorismo Rob Volpe, CEO da Ignite 360 que atende as principais marcas do mundo, existem 3 maus hábitos de liderança que se deve abandonar neste ano. Confira quais são:
Certamente você já fez alguma videochamada neste período de pandemia. Porém, você se recorda de quantas vezes estava com a câmera ligada? Acredite, ainda é muito comum as pessoas entrarem em uma videochamada com suas câmeras desligadas. E isso não é legal. As desculpas são as mais diversas possíveis, indo de cabelos bagunçados a casa mal arrumada. No entanto, quando se está em uma videochamada e não é possível ver a pessoa, o entendimento da conversa pode ser prejudicado.
O QUE MUDAR: O ideal é que você líder esteja com a sua câmera ligada e convide todos os participantes da reunião a fazerem o mesmo. Em seguida, observe o quanto você é capaz de compreender e ser entendido por seus colegas. E não tenha medo de mostrar um pouco de bagunça no fundo, isso revela que você é humano, assim como todo mundo.
Uma das coisas que perdemos trabalhando de casa são aqueles momentos de conexão espontânea com a equipe. Passar por colegas no corredor, beber um café juntos ou comentar rapidamente sobre o futebol são coisas comuns nos escritórios. Porém, com uns longe dos outros, isso se tornou impossível. E acredite, isso é muito ruim. De certa forma, a capacidade de observar como sua equipe está se saindo (seja em questões profissionais ou pessoais) foi perdida. Você pode ter sido capaz de observar quando um funcionário estava estressado ou não estava dando o melhor de si trabalhando pessoalmente. Mas e agora, como saber e mudar isso?
O QUE MUDAR: Invista tempo em sua equipe. Na reunião, por exemplo, concentre os primeiros 10 a 15 minutos em uma conversa pessoal, despretensiosa. Faça perguntas exploratórias, do tipo: “como você está?”, e não deixe “bem” ser a resposta. Tente entender melhor os sentimentos da pessoa, e diga “conte-me mais sobre isso…”. Pode ter certeza que este é um ótimo argumento para fazê-las se sentirem a vontade. E o mais importante, você como líder deve se abrir e compartilhar suas vivências também. Isso vai aproximar mais ainda sua equipe.
Por acaso você foi um líder que ganhou olhares tortos quando falou melancolicamente sobre o “retorno ao trabalho”? Certamente o que você quis dizer é a retomada do ofício fora de um espaço de escritório. No entanto, muitas pessoas podem se ofender com tal afirmação, principalmente aquelas que fazem de tudo para que as coisas funcionem, mesmo estando em casa. Portanto, você como líder deve compreender que essa frase não é bem vista. Ela dá a entender que o trabalho precisa acontecer em um escritório se uma empresa quiser ser bem-sucedida. O que não é uma verdade. Segundo algumas pesquisas, a produtividade não sofreu grandes impactos neste novo formato.
O QUE MUDAR: Abrace a mudança e crie soluções junto com seus funcionários. Aproveite esse tempo para aprender o que eles querem e os ajude a entender suas próprias preocupações. Se estiver inquieto com a falta de alinhamento da equipe ou colaboração de cada um, compartilhe com eles. Com todos juntos, é bem capaz que consigam chegar em uma ideia brilhante para resolver. E lembre-se: o passado é passado, e deve ficar para trás.
Agora que você está ciente destes 3 maus hábitos de liderança e sabe o que fazer para mudá-los, aplique diariamente com sua equipe.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais