As 4 fases do luto amoroso

Compartilhe

No mundo caótico em que vivemos queremos ter algum controle sobre nossa vida, o que faz todo sentido. Infelizmente ou felizmente, a vida amorosa é algo que não controlamos. Saber por quanto tempo alguém vai nos amar não é uma decisão nossa. Mas não é só quem decide abandonar a relação que passa por diversas fases, quem fica para trás também. São vários os estágios até alguém voltar a sorrir novamente.

1# Choque

Num primeiro momento o estado é de choque, algo do gênero: “O que aconteceu aqui?” Cinco minutos atrás eu tinha alguém e agora não tenho mais. A sequência de eventos não é de se espantar, você fica emocionalmente um caco e vai começar a ouvir de pessoas próximas que “ela não prestava” e que “você vai achar coisa melhor”.

A realidade é uma só: você não quer encarar o mundo, não vai adiantar sair e tentar achar outra para preencher o espaço vazio. Nada vai parecer tão bom quanto era. Só uma coisa entre as tantas ditas é verdade: você vai se recuperar.

2# Psico

Sinto informar que o próximo estágio vai fazer você se achar meio noiado. Vai se perguntar porque ela não liga querendo voltar? Quem é o desgraçado dando um monte de likes no Instragram dela? Tentar ouvir música nesta fase é tortura. Como dói.

Alternativamente à fase psico, você vai passar a achar que ela era a melhor coisa da sua vida e as memórias vão te deixar com saudades. Isso tudo ao mesmo tempo em que você vai achar que ela é a mulher mais cretina do planeta Terra e como foi idiota em se apaixonar. Chorar e sorrir no mesmo dia faz parte.

3# Otimismo

A fase bipolar vai passar porque você vai ficar cansado da montanha-russa de emoções. Começa a pensar que poderia estar gastando todo este tempo e energia com alguém que realmente importa: você. Saia para correr, pedalar ou beber com os amigos que você abandonou por causa da namorada.

Se começar a mostrar a cara de novo as coisas começam a acontecer. Só peço uma coisa, vá se divertir. Se você é romântico, não ache que toda mulher que cruzar o seu caminho será a mãe dos seus filhos. Ela pode até ser, mas até lá tem um longo caminho. Se você não é romântico, já sabe que vai cair na vida, mas lembre-se que tem um coração do lado de lá que não quer passar pelo que você está passando. Não iluda as mulheres.

4# Aceitação

Bom, seu relacionamento terminou mesmo, você já está saindo e rindo novamente. Agora é hora de saber o que você aprendeu e aceitar que você não precisa esquecer que a pessoa fez parte da sua via, só precisa deixar os sentimentos que não servem mais irem embora. Só não se esqueça de que lição não aprendida é lição repetida.

Julia Duarte

A jornalista Julia Duarte, autora do livro "Relacionamento Ioiô", ajuda os leitores do El Hombre a compreenderem o universo feminino. "Não tenho a fórmula do amor", ela diz. "Só quero deixar a pista menos escorregadia e o beco com saída."

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais