Eu simplesmente me recuso a acreditar que Jon Snow morreu.
Ok, a gente sabe que George RR Martin não tem apego algum com os personagens principais da série — e ele deixou isso claro logo na primeira temporada, ao decapitar Ned Stark.
Mas não é possível que sua perseguição com a família Stark seja tão grande.
Todas as famílias de “Game of Thrones” têm seus altos e baixos. Mas os Guardiões do Norte apenas se ferram, sistematicamente.
Apenas neste último episódio, um Stark ficou cego, o outro foi assassinato e o terceiro se suicidou — tudo aparentemente, pois sabe-se lá as reviravoltas que a história reserva para nós.
Mas a morte de Jon Snow não dá para digerir.
Então assim que terminei de ver o season finale da 5ª temporada, com o assassinato de Jon Snow ao melhor estilo Júlio César, fui à internet para ver o que as pessoas estavam dizendo sobre isso.
E não é que, para a minha alegria, há várias teorias sobre ele ainda estar vivo?
1# Melisandre vai ressuscitá-lo
Não se enganem com a derrota de Stanis, senhores. Melisandre pode ser uma víbora — e ter errado em sua última previsão — mas a mulher realmente tem poderes sobrenaturais. Basta lembrar a sombra que matou Renley Baratheon.
Melisandre ficava ao lado de Stanis por achar que ele era a reencarnação de Azor Ahai, um herói que 8 mil anos antes da série derrotou os White Walkers com sua espada de fogo.
Mas é possível que este homem, na verdade, seja Jon Snow. Melisandre sempre teve um interesse incomum por ele. E, veja só que sorte, ela está lá na Muralha neste exato momento.
Quem sabe Melisandre não o ressuscite? Afinal, se ele realmente morrer, quem vai defender Westeros dos zumbis? Tommen Baratheon e Ser Pounce?
2# Jon vai renascer do fogo
Existe uma velha teoria de que Jon é um Targaryen, na verdade. Ele seria fruto da relação entre Rhaegar Targaryen (o primogênito de Aerys II, o Rei Louco) com Lyanna Stark, a irmã de Ned, quando ela foi raptada.
Mas Ned, ao tentar resgatá-la, a teria encontrado morta — e criou seu sobrinho escondido, como se fosse um filho, pois todos os Targaryen (até mesmo bebês) estavam sendo mortos na época.
Para não ter perigo que Jon vire um White Walker, é presumível que a Patrulha queime o seu corpo. Quem sabe ele não renasça do fogo, numa cena semelhante à de Daenerys, quando deu luz aos dragões?
3# Ele vai assumir o corpo do Ghost
Seu irmão caçula Bran Stark é um warg, que consegue entrar na mente de animais e até mesmo pessoas. Talvez Jon também tenha esse poder, apenas não o havia descoberto ainda.
Antes de morrer, Jon sussurra “Ghost”, o nome de seu velho lobo. Teria sua alma migrado para o corpo dele?
Nos livros, Melisandre cita uma velha profecia que diz o seguinte: “Agora ele era um homem, agora um lobo, agora um homem novamente.”
Talvez a mente de Jon fique, durante um tempo, dentro de Ghost — e depois ele retorno triunfalmente à sua forma humana, para salvar Westeros dos White Walkers.
4# Falando em White Walkers, Jon pode virar um deles
Por que não? Se existe alguma maneira certa de renascer em “Game of Thrones” é virando um White Walker.
O general deles viu Jon Snow em batalha e, certamente, adoraria adicioná-lo ao seu time. Ele não seria um daqueles zumbis destrambelhados, no entanto, mas um dos líderes, como o que matou na batalha de Hardhome.
Enfim, existe também a possibilidade de Jon simplesmente estar morto.
Mas eu prefiro acreditar que este não é o caso.
Kit Harington chegou a dar uma entrevista à EW dizendo que, até onde ele sabe, está morto e não vai voltar na próxima temporada.
Mas obviamente os produtores o instruiriam a dizer isso, mesmo que fosse voltar, para não dar spoiler.
Além disso, Kit falou em “próxima temporada”, o que abriria as portas, mesmo que ele estive dizendo a verdade, que a ressureição aconteça na 7ª temporada.
E por que a morte dele é diferente?
Existe uma diferença grande nas mortes de Ned/Robb e Jon, para mim. Os dois primeiros foram heróis de uma região específica de Westeros e candidatos ao Iron Throne. Mas na ausência deles, havia várias pessoas na fila para assumir tal posição.
Jon Snow, por outro lado, é um herói de Westeros. Ele não luta por uma família, mas para proteger o reino inteiro dos White Walkers. A série não mostrou, em 5 temporadas, ninguém capaz de assumir seu posto.
Ou seja, a morte de Jon Snow teria uma dimensão muito maior no futuro do reino. Enquanto seu irmão e pai foram líderes, ele foi um herói propriamente dito.
Isso sem contar que ainda existe o grande mistério em relação aos pais de Jon Snow. Se fosse para ele morrer, mesmo, por que não explicar tudo antes?
“Game of Thrones” é uma série imprevisível, mas tenho confiança de que veremos Jon Snow de volta à série.
Opiniões, senhores?