É incrível como o tempo passa, mas certas abordagens permanecem monotonamente inalteradas. Já perceberam que a esmagadora maioria dos que resolvem tratar de empresas familiares em artigos, livros, videos e palestras teimam em ressaltar apenas os riscos desse tipo de negócio?
Por mais conveniente que seja a ideia de prevenir fundadores e sucessores contra o conservadorismo, os conflitos e gerações, o processo sucessório mal conduzido ou ainda a “tentação” de misturar as dimensões afetivas, domésticas e emocionais à rotina da empresa, não acho justo vender a ideia de que a empresa familiar é um tipo menos evoluído de negócio, quando comparado a outros.
Para fazer um contraponto a essa visão negativista, seguem 4 diferenciais competitivos que podem ser bem aproveitados pelos negócios de família:
1# Acessibilidade à diretoria
Muitas empresas familiares são operadas diretamente pelos sócios, que acabam sendo presenças constantes no dia a dia do negócio.
2# Burocracia menor
Em geral, não há grande verticalização em organizações administradas por famílias. Como a distância entre o topo e a base fica menor, a empresa torna-se mais enxuta e muito menos burocrática
3# Decisões mais rápidas e flexíveis
Nada como tratar diretamente com quem decide de forma definitiva, não é? Esse é um diferencial fortíssimo na hora de uma negociação com um cliente importante, que as demais empresas acabam tendo dificuldade em equacionar.
4# Sócios verdadeiramente identificados com o negócio
Eles não podem ser considerados meros investidores; são pessoas que cresceram em meio às atividades operacionais da empresa e têm profunda identificação com ela. Carregam consigo o desafio de perpetuar uma tradição de família e farão de tudo para tornar a empresa mais sólida, duradoura e admirada.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais