Durante séculos, a demência foi associada a uma diminuição da qualidade de vida. Sabemos agora que simplesmente não é esse o caso: os idosos com doença de Alzheimer ou outras demências podem viver vidas cheias de propósito.
As atividades de que gostam podem mudar devido à sua condição, mas isso não significa que estejam resignados ao tédio dia após dia. Aqui estão cinco atividades envolventes para idosos:
-
Assistir a um filme antigo
Relembrar o passado é um motivador poderoso para os idosos com demência porque ativa e fortalece as conexões existentes no cérebro.
Assistir a um filme antigo é relaxante para quem sofre de demência e os ajuda a lembrar o que gostaram no filme.
E, em nossa era digital, filmes antigos (bem como programas de televisão clássicos) podem ser facilmente encontrados na TV a cabo, em DVD ou em um serviço de streaming como o Netflix.
-
Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro oferecem uma atividade para idosos que inclui envolvimento, desafia o cérebro e é divertida.
Além disso, alguns jogos de tabuleiro clássicos podem despertar memórias de ter jogado esses jogos décadas antes, o que também é benéfico para a saúde mental.
O nível de complexidade do jogo que um idoso com demência pode suportar pode depender de sua condição, mas xadrez, damas, gamão, dominó, Monopólio, Scrabble, Battleship, Sorry! e Yahtzee são jogos com os quais a maioria dos idosos provavelmente já está familiarizada, são fáceis de configurar e ainda divertidos.
-
Jogos de cartas
Na mesma linha, os jogos de cartas também podem ser uma atividade divertida. Além do desafio mental e da familiaridade com os jogos que jogam há décadas, os idosos também se beneficiam do aspecto social que um jogo de truco, buraco, burro ou sueca proporciona. Jogue Paciência! Experimente também outras variações como Paciência Klondike ou Paciência Spider; o que não falta são opções.
Além disso, os jogos de cartas podem ser facilmente jogados com familiares visitantes, especialmente netos.
-
Musicoterapia
Um estudo de 2010 da Universidade de Boston descobriu que os pacientes com Alzheimer eram mais propensos a lembrar as letras em testes de memória do que se estivessem tentando aprender mensagens faladas.
A música proporciona um estímulo incrível ao cérebro, não apenas para aprender coisas novas, mas também para despertar memórias antigas e melhorar o bem-estar pessoal.
-
Jardinagem
A jardinagem oferece benefícios terapêuticos para todos os idosos, não apenas para aqueles com demência.
A atividade reduz o estresse, estimula o cérebro (porque plantar algo é um processo de várias etapas) e é social.
A jardinagem também fornece um objetivo – o trabalho resulta em flores ou vegetais que os idosos podem desejar cultivar.
Extra: livros para colorir
Os livros de colorir para adultos são uma tendência atual que também está ganhando popularidade como atividade para idosos. A coloração proporciona um efeito calmante e ativa o cérebro em um ambiente criativo.
E quando combinados com a musicoterapia, os livros para colorir oferecem uma maneira multidimensional, mas discreta, para os idosos relaxarem, mas também se envolverem.
Além disso, esta é uma ótima atividade para os idosos fazerem com os netos, fortalecendo ainda mais o bem-estar de quem sofre de demência.