Um gancho, seguido de um jab, um upper, um cruzado e, por fim, um direto. Foi essa sequência de golpes que derrubou as minhas contas no final do ano. É Natal, confraternização da firma, viagens, festas, IPVA e IPTU e lá vai cifra. No final é você ali na lona, pronto para declarar falência. Eis que o El Hombre sobe no ringue e lança algumas dicas para você não ir a nocaute:
1# Pague suas dívidas
Qualquer planejamento financeiro começa com as dívidas zeradas. Estrangula teu orçamento e separe, sei lá da onde, uma parcela para quitar seus débitos com o banco. Mas, antes de tudo, tente renegociar a taxas mais baratas. Já falamos sobre isso, dá uma olhada aqui.
2# Priorize os gastos mais parrudos
A ideia aqui é tirar tudo da frente o quanto antes. Matrícula da faculdade ou da pós, entrada do apartamento, sei lá: pague tudo. Se eles ficarem para depois, provavelmente irão atrapalhar seu planejamento pro resto do ano.
3# Faça uma planilha de gastos
Desculpa a insistência, mas é isso aí. A planilha de gastos parece uma peça sem utilidade, mas não é: a partir dela você consegue visualizar seus gatos e economizar uma grana. Seja numa planilha ou no celular, faça-a.
4# Otimize seus gastos
Sim, otimizar gastos pressupõe economizar. É hora de cortar gastos aqui e acolá, e assim tentar respirar um pouco. Depois, é só deixar de gastar com aquilo que é supérfluo e direcionar esse dinheiro para uma viagem ou um curso, por exemplo.
5# Estabeleça metas
Fundamental. Isso manterá você motivado e com a energia necessária para executar o planejamento. Metas alcançadas, dê um prêmio a si mesmo: uma viagem, pode ser.
Que venham os próximos rounds, campeão!
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais