Não é de hoje que as pessoas sofrem com problemas no intestino. É muito comum ouvir relatos de constipação intestinal, distúrbio caracterizado pela dificuldade em evacuar e que acarreta sintomas que causam desconforto, como cólica, gases e inchaço abdominal.
Há aqueles que apresentam esse quadro temporariamente, quando mudam a rotina ou fazem uma viagem. Mas há aqueles que lidam de forma crônica com essa dificuldade.
Você sabia que a principal causa da constipação intestinal é o nosso estilo de vida? Isso mesmo: alimentação inadequada, estresse e sedentarismo são os fatores predominantes.
Pensando nisso, separei aqui 5 dicas para te ajudar a mudar essa realidade e fazer o seu intestino funcionar de vez:
1# Aumente a quantidade de fibras da dieta
As fibras alimentares possuem diversas funções importantes no nosso organismo. Quando tratamos da constipação, elas servem como alimento (prebióticos) para as bactérias benéficas que colonizam o intestino e ajudam a regular a função intestinal. Elas também proporcionam maior absorção de água quando estão presentes nas fezes, tornando-as mais macias.
Consuma diariamente frutas, verduras, legumes, feijões, grãos e cereais integrais.
2# Melhore a sua hidratação
O aumento no consumo de fibras só exerce efeito benéfico sobre o funcionamento intestinal se também houver aumento na ingestão hídrica. Caso contrário, o quadro de constipação pode ser agravado. Fezes ressecadas percorrem o intestino com maior dificuldade e podem causar hemorroidas e sangramento.
Sendo assim, beba em média dois litros de água todos os dias. Sucos e chás também podem contribuir.
3# Inclua alimentos laxativos e probióticos
Alguns alimentos apresentam propriedade laxativa, ou seja, auxiliam na formação do bolo fecal e na motilidade intestinal, favorecendo a evacuação. São eles: mamão, ameixa, laranja, abóbora, feijões, entre outros.
Os probióticos são microrganismos vivos que estão presentes em alguns alimentos e que ajudam a manter a microbiota intestinal saudável, ou seja, funcionado adequadamente. Podem ser suplementados ou encontrados em alimentos como: iogurte, kefir, kombucha, coalhada, entre outros.
4# Vá ao banheiro sempre que der vontade
Especialmente quando se está fora de casa, as pessoas têm mais dificuldade em usar o banheiro e acabam postergando essa necessidade para depois. O grande problema desse comportamento é que, quanto mais tempo as fezes permanecem no intestino, mais água elas perdem e se tornam mais ressecadas, o que dificulta sua eliminação.
Para lidar com essa situação, o ideal é educar o nosso organismo a evacuar nos horários que estamos em casa. Isso não acontece do dia para a noite, mas você pode começar escolhendo um mesmo horário para tentar evacuar todos os dias.
5# Faça atividade física
Praticar atividade física regularmente ajuda a fortalecer a musculatura abdominal e a estimular a movimentação do intestino. Além disso, contribui para reduzir os níveis de estresse, já que suas emoções também podem influenciar no funcionamento intestinal.
Se o quadro de constipação persistir mesmo seguindo todas essas dicas, procure um nutricionista para te ajudar!
Leituras recomendadas
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Quais são os melhores tipos de açúcar para a saúde?
- A boa alimentação pode te gerar uma dose diária de bom humor
- Como montar uma rotina alimentar poderosa em 5 passos
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.