Certamente você já assistiu aos filmes da franquia Missão Impossível e ficou se perguntando o que faria se estivesse no lugar de Ethan Hunt (Tom Cruise). Será que conseguiria salvar sua própria vida e ter sucesso na missão? Mesmo que muita coisa ali seja ficção, existe um fator que sempre livra Ethan da morte: seu condicionamento físico.
E a ideia de que todo homem deve ser capaz de salvar sua própria vida vem de muitos anos atrás. Em 1926, Earle Liederman, um homem forte e entusiasta da cultura física escreveu um livro, chamado Endurance . Nele, Liederman defende o desenvolvimento de força e condicionamento físico como forma de não apenas preservar a saúde no sentido cotidiano de prolongar a longevidade, mas protegê-la sob circunstâncias extraordinárias e extremamente ameaçadoras.
O site americano The Art of Manliness usou como base o livro de Earle Liederman, e destacou 5 exercícios que todo homem deve dominar para salvar sua própria vida. Confira:
1# SAIBA NADAR MUITO BEM
Imagine que esteja em um barco e de repente se inicia um incêndio. Se você dominar as técnicas de natação, se sentirá grato em perceber que pode pular do barco e nadar até chegar em um lugar seguro.
2# CORRA EM VELOCIDADE MÁXIMA
Sabe aqueles dias em que nada dá certo para sair de casa, na qual tudo conspira para chegar atrasado no trabalho? Então, correr rápido e por tempo suficiente pode salvar sua vida com o chefe, rs. Brincadeiras à parte, ter um bom fôlego e conseguir correr por boas distâncias pode salvar sua vida em casos de emergência.
3# SALTE OBSTÁCULOS MAIS ALTOS QUE SUA CINTURA
Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora com ênfase no equilíbrio. O exercício inicialmente pode ser difícil, mas é importante para salvar sua vida em casos extremos de perigo. Quem deseja se iniciar na prática deve buscar um bom clube. Os praticantes necessitam ter força, vigor e concentração. No início é difícil, mas aos poucos o corpo vai correspondendo.
4# DESAFIE SUA FORÇA NA BARRA FIXA
Suponha que você esteja em um prédio em chamas, e para sair dali só lhe resta improvisar uma corda com roupas e descer pela janela. Tenso, né? Agora imagine se você não possuir força o suficiente para segurar na corda improvisada? Segundo Earle Liederman, o caminho para a força é se desafiar na barra fixa. Puxe o corpo todo pela força dos braços, até que o queixo toque suas mãos, de 15 a 20 vezes, pelo menos.
5# ENCARE A BARRA PARALELA
Assim como a barra fixa é importante para fortificar os braços e as costas, a barra paralela é um exercício primordial para intensificar sua força e agilidade. Certamente você agradeceria mil vezes por possuir força e resistência em seus braços a ponto de escapar do perigo. Inclusive, dá para praticar o exercício em casa: mergulhe o corpo entre duas cadeiras, pelo menos 20 vezes (ou mais) diariamente.
Lembrando que, tais perigos citados aqui podem nunca acontecer (e esperamos que realmente não aconteçam). Mas é importante sempre estar preparado. Caso ocorram, você se sentirá seguro caso precise agir para salvar sua própria vida. E não é preciso se transformar em um nadador profissional ou um atleta, é só se dedicar a si mesmo.
LEITURAS RECOMENDADAS
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- A pergunta que todos nós já fizemos: como ser feliz?
- Conheça 8 passos para se tornar mais corajoso
- Como encontrar inspiração quando você não sente vontade de fazer nada
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.