Certamente você já assistiu aos filmes da franquia Missão Impossível e ficou se perguntando o que faria se estivesse no lugar de Ethan Hunt (Tom Cruise). Será que conseguiria salvar sua própria vida e ter sucesso na missão? Mesmo que muita coisa ali seja ficção, existe um fator que sempre livra Ethan da morte: seu condicionamento físico.
E a ideia de que todo homem deve ser capaz de salvar sua própria vida vem de muitos anos atrás. Em 1926, Earle Liederman, um homem forte e entusiasta da cultura física escreveu um livro, chamado Endurance . Nele, Liederman defende o desenvolvimento de força e condicionamento físico como forma de não apenas preservar a saúde no sentido cotidiano de prolongar a longevidade, mas protegê-la sob circunstâncias extraordinárias e extremamente ameaçadoras.
O site americano The Art of Manliness usou como base o livro de Earle Liederman, e destacou 5 exercícios que todo homem deve dominar para salvar sua própria vida. Confira:
Imagine que esteja em um barco e de repente se inicia um incêndio. Se você dominar as técnicas de natação, se sentirá grato em perceber que pode pular do barco e nadar até chegar em um lugar seguro.
Sabe aqueles dias em que nada dá certo para sair de casa, na qual tudo conspira para chegar atrasado no trabalho? Então, correr rápido e por tempo suficiente pode salvar sua vida com o chefe, rs. Brincadeiras à parte, ter um bom fôlego e conseguir correr por boas distâncias pode salvar sua vida em casos de emergência.
Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora com ênfase no equilíbrio. O exercício inicialmente pode ser difícil, mas é importante para salvar sua vida em casos extremos de perigo. Quem deseja se iniciar na prática deve buscar um bom clube. Os praticantes necessitam ter força, vigor e concentração. No início é difícil, mas aos poucos o corpo vai correspondendo.
Suponha que você esteja em um prédio em chamas, e para sair dali só lhe resta improvisar uma corda com roupas e descer pela janela. Tenso, né? Agora imagine se você não possuir força o suficiente para segurar na corda improvisada? Segundo Earle Liederman, o caminho para a força é se desafiar na barra fixa. Puxe o corpo todo pela força dos braços, até que o queixo toque suas mãos, de 15 a 20 vezes, pelo menos.
Assim como a barra fixa é importante para fortificar os braços e as costas, a barra paralela é um exercício primordial para intensificar sua força e agilidade. Certamente você agradeceria mil vezes por possuir força e resistência em seus braços a ponto de escapar do perigo. Inclusive, dá para praticar o exercício em casa: mergulhe o corpo entre duas cadeiras, pelo menos 20 vezes (ou mais) diariamente.
Lembrando que, tais perigos citados aqui podem nunca acontecer (e esperamos que realmente não aconteçam). Mas é importante sempre estar preparado. Caso ocorram, você se sentirá seguro caso precise agir para salvar sua própria vida. E não é preciso se transformar em um nadador profissional ou um atleta, é só se dedicar a si mesmo.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais