Estreou no dia 15/04 a minissérie de dez episódios “Fargo”, do canal FX. A produção é baseada no filme homônimo de 1996 que foi escrito, produzido e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen e fez estrondoso sucesso, ganhando o Oscar de melhor roteiro original desse mesmo ano.
Além disso, neste domingo estreará nos Estados Unidos a minissérie “O Bebê de Rosemary”, do canal NBC, baseada no filme de 1968 dirigido por Roman Polanski e considerado um dos maiores clássicos do terror de todos os tempos.
Aproveitando esses exemplos de migração do cinema para a TV, o El Hombre resolveu fazer uma lista de filmes que, assim como os citados acima, também poderiam ser transformados em séries. Se você, leitor, ainda não assistiu alguns dos longas listados abaixo, esteja ciente de que os textos podem conter spoilers.
5# O Show de Truman
A adaptação do cinema para a TV não daria tanto trabalho do ponto de vista criativo. O enredo do filme é bem simplório e a história poderia ser facilmente desenvolvida.
A série mostraria a vida de Truman com uma maior riqueza de detalhes em relação ao filme. Haveria grande flexibilidade para alternar entre a comédia e o drama dependendo do episódio, o que não acontece muito no longa-metragem por conta da velocidade dos acontecimentos. Em uma possível adaptação para a TV, o lado cômico da história poderia ficar mais evidente.
4# Gangues de Nova York
A série focaria nas sangrentas batalhas corpo-a-corpo que ocorriam nos Estados Unidos durante o século XIX, em meio à massiva imigração irlandesa.
Um protagonista ao estilo “herói tradicional” seria dispensável, uma vez que o embate entre as gangues estaria em primeiro plano, só seriam necessárias lideranças em cada uma das gangues, não tornando nenhum dos líderes peças-chave para o desenvolvimento da história.
A criação de um ambiente hostil a quaisquer personagens torna imprevisíveis as mortes que virão a ocorrer, deixando à cada batalha, uma sensação de angústia no telespectador, ao melhor estilo “Game of Thrones”.
3# Star Wars
“Star Wars” tem um universo muito vasto, ideias não faltariam. Poderiam ser recriadas cenas de acontecimentos já vistos em filmes ou a retratação da juventude de personagens bem conhecidos como Obi-Wan Kenobi.
O cenário é o mais vasto possível. Isso daria abertura para adição de inúmeros novos heróis e vilões, onde a história destes novos e os antigos personagens poderiam ou não se cruzar. Qualquer que fosse a opção, o resultado não devia deixar a desejar.
2# Clube da Luta
As personagens do longa-metragem provavelmente teriam de ser descartadas para que fossem inseridas outras com problemas e personalidades diferentes.
A produção cinematográfica de 1999 retratava uma sociedade altamente consumista e materialista. Se adaptada para os dias de hoje, ficaria ainda mais fácil desenvolver uma história em cima do mesmo tema.
As reflexões sociológicas e revisão de valores feitas pelo protagonista o levariam a uma crise existencial. Após procurar por brigas em bares para se distrair da vida, o clube da luta seria fundado. A série então mostraria seu início despretensioso e sua gradativa evolução até se tornar uma ordem altamente organizada com viés anárquico, ideais antimaterialistas e anticapitalistas, ao mesmo tempo em que o controle escapava das mãos do protagonista por conta dos muitos adeptos da seita.
1# O Poderoso Chefão
É quase uma heresia levantar a hipótese de recriar uma obra como esta, mas eu me arrisco colocando-a no topo desta lista. Imagino que uma ótima série poderia ser produzida com base nos filmes de Francis Ford Coppola. Na verdade, o difícil seria sair algo ruim tendo uma história tão boa em mãos.
Qualquer hombre que se preze já assistiu a essa trilogia e sabe que ela não merece modificações. O enredo do longa-metragem poderia se repetir, a diferença estaria na adição de detalhes não apresentados pelos filmes, mas nunca mudando os principais acontecimentos.
Além do mais, poderia ser interessante ver Al Pacino ou Robert De Niro substituindo Marlon Brando no papel de Vito Corleone.
* * *
Após o surgimento de séries como “Breaking Bad”, “Game of Thrones” e “The Walking Dead”, por exemplo, os canais de TV voltaram a investir pesado neste tipo de produções.
Possivelmente teremos mais adaptações de longas-metragens para séries, a exemplo das duas mais recentes citadas acima e de outras como “Hannibal”, “Dracula” e “Bates Motel”.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais