Todos nós precisamos desenvolver habilidades de vendedor. Por mais que tenhamos na memória maus exemplos de profissionais de vendas, eles reúnem cinco expertises que são fundamentais para quem atua em qualquer área:
1# São guiados por alvos concretos: Não há vendedor sem metas. Elas representam desafios a superar.
2# Dominam a comunicação: Transmitir e receber mensagens tanto verbais (orais e escritas), quanto não verbais (simbólicas).
3# São persuasivos: Conseguem superar impasses e conflitos com argumentos que procuram convencer de forma consistente que suas propostas são as melhores.
4# Estabelecem relacionamentos: Sabem ampliar e cultivar uma ampla rede de contatos. Não se omitem em apertar a mão de alguém, sorrir e lembrar nomes de pessoas.
5# Têm habilidades de fechamento de negócios: Vendedores sabem que todo projeto é um ciclo que tem início, meio e fim. Eles perseguem obstinadamente o fechamento dos ciclos. Em um mundo onde muita gente abandona atividades antes de terminar, eis uma bela inspiração.
Antes de criticar impiedosamente os vendedores, portanto, acho prudente que filtremos aquilo que eles podem nos ensinar, aplicando essas práticas em prol da melhoria daquilo que fazemos.