Mais do que estética, a depilação masculina é considerada por alguns uma questão de higiene pessoal. Vencendo preconceitos e ganhando adeptos a cada dia, a prática é, inclusive, incentivada por muitas mulheres que preferem homens bem cuidados e que se importam com sua aparência. Restam, porém, dúvidas quanto à melhor maneira de retirar os pelos para obter o melhor resultado. Confira algumas técnicas:
1# Lâmina de barbear
O uso de lâminas de barbear é hoje um dos métodos mais utilizados por homens que desejam eliminar os pelos do corpo, por ser indolor e econômico. Uma alternativa é o aparelho de aparar ajustável, que permite a troca das lâminas para cada área a ser depilada.
2# Barbeador elétrico
Dependendo da qualidade da máquina, o barbeador elétrico é capaz de depilar várias partes do corpo com precisão, desde nariz e sobrancelhas até o peito e costas. O regulador de tamanho é sua peça chave, mas o manuseio deve ser observado atentamente. Aparelhos de qualidade duvidosa costumam arrancar os pelos ao invés de cortá-los.
3# Depilação a laser
Muito difundida entre as mulheres, a depilação a laser começa a se popularizar entre o público masculino. Exige mais de uma sessão e é uma alternativa definitiva com custo relativamente alto, por isso deve ser bem planejada para não pesar no orçamento.
4# Cera
Quente ou fria, a depilação com cera é uma opção com bom custo-benefício que garante a durabilidade. A fria, inclusive, utiliza um processo que arranca os fios pela raiz. Porém, é um método doloroso e que requer atenção para não causar nenhuma lesão na pele.
5# Cremes depilatórios
Como qualquer solução química, os cremes depilatórios devem ser testados na pele antes de serem aplicados. São muito úteis para situações emergenciais, mas têm durabilidade mínima e não podem ser utilizados no rosto e nas partes íntimas. Destacam-se por ser uma opção indolor e muito prática.