Recentemente me deparei com uma cerveja com uma proposta um tanto quanto inusitada: a Green’s Glutén Free. A Green’s é uma cerveja feita à base de trigo sarraceno, uma alternativa aos ingredientes com glúten, normalmente utilizados na fabricação dessa bebida. E a escolha para tal receita tinha um motivo, óbvio pelo nome da bebida, diga-se de passagem: excluir qualquer rastro de glúten da fabricação.
Já não fosse triste não poder apreciar uma das melhores bebidas já inventadas, o cardápio de muitos restaurantes acaba restringindo as opções para aqueles que têm restrição ao glúten. Apesar de, recentemente, surgirem muitas dietas abolindo alimentos com a substância, ainda não é muito comum encontrar lugares com a preocupação de não inclui-la no cardápio. E isso é péssimo, pois, para alguns, uma alimentação regrada que exclui qualquer alimento que contenha tal proteína é uma necessidade, e não apenas uma opção.
Então fomos atrás de alguns restaurantes paulistas que atendem as impossibilidades de quem tem a doença celíaca. E como estamos sempre dispostos a conhecer novos restaurantes, principalmente se eles servirem hambúrguer, resolvemos listar cinco opções para quem necessita, ou deseja, excluir o glúten do cardápio.
H3 New Hamburgology
A rede de fast food portuguesa que chegou ao Brasil há alguns anos, hoje já conta com 10 unidades em São Paulo e é especializada em servir hambúrguer. Mas a H3 prefere fugir de rótulos e rejeita até mesmo o título de fast food. Para os criadores, o restaurante segue o conceito “Not So Fast Food” – ou seja, comida gourmet, mas com rapidez.
Apesar de toda a demagogia, é preciso admitir que os caras mandam bem na receita. Hoje, a rede conta com 10 opções no cardápio e com um detalhe: quase todos os pratos são isentos de glúten, perfeito para quem não tolera a proteína.
Quattrino
No Quattrino, o cuidado é redobrado para evitar a contaminação cruzada dos alimentos sem glúten. As massas são feitas a base de quinua, em lugar do trigo. Os pratos foram incluídos no menu do restaurante após a própria dona, Mary Nigri, experimentar a dieta e observar ótimos resultados. No restaurante chama atenção, também, as águas aromatizadas. Um belo refresco para este verão.
Restaurante América
A tradicional cadeia de restaurantes, com diversas unidades espalhadas pela capital paulista, conta com um cardápio totalmente reformulado para se adaptar à realidade em questão. Nele, cada item recebe uma descrição de acordo com a presença ou não de glúten. Aqui o assunto também é levado a sério e todas as medidas necessárias são tomadas para evitar contaminação cruzada. O restaurante possui, igualmente, um cardápio especial para intolerantes à lactose e pessoas com problema de fenilcetonúria.
Anna Prem
O nome dado ao restaurante já diz tudo. Isto é, se você falar sânscrito, pois anna prem significa algo como “comida com amor”, em português. O restaurante segue o conceito de comida natural e orgânica, excluindo qualquer receita que leve carne entre seus ingredientes. Ainda assim, a casa oferece um cardápio rico e saboroso. E a localização do Anna Prem não poderia ser melhor para um restaurante do tipo: em frente ao Parque da Acliamação.
Melograno
Mas se o seu principal objetivo, mesmo, é tomar aquela cerveja bem gelada, saiba que no cardápio do Melograno já existe ao menos uma opção sem glutén. É o caso da cerveja Damn Daura, uma das primeiras cervejas sem glúten a ser disponibilizada para o público brasileiro. A bebida, fabricada pela cervejaria espanhola Estrella Damn, possui os mesmos ingredientes de uma cerveja comum, porém passa por um último processo para a degradação do glúten.