Quando você tem um animal de estimação, uma relação de confiança mútua é a base do seu vínculo. O cachorro, em particular, olha para seu dono para demonstrar que pode se sentir seguro. De fato, pesquisas recentes parecem sugerir que a antiga maneira de criar cães – centrada na dominância e na teoria de que uma pessoa deve liderar o grupo como o “alfa” – na verdade, semeia desconfiança em seu cão. Em vez disso, os especialistas agora recomendam construir uma conexão com seu animal de estimação estabelecendo rotinas, ao mesmo tempo que aprendem e respeitam os sinais do animal.
Como você saberá se está funcionando? Adam Christman, DVM, MBA, um veterinário e criador de conteúdo, compartilhou em uma recente postagem no TikTok que existem cinco sinais-chave de que seu cachorro realmente confia em você.
Se seu cachorro parece conhecer e seguir sua rotina de alimentação, passeios e sono, isso é um bom sinal de que eles confiam em você como seu líder. Já que eles dependem de você para atender suas necessidades básicas de sobrevivência, eles se sentem mais seguros sabendo que você fornecerá essas coisas de acordo com um cronograma previsível.
Christman diz que essa é uma boa razão para escolher uma rotina e manter-se fiel a ela: “Uma vez que sua rotina está estabelecida, eles confiarão que você cumprirá sua parte do acordo.”
Em seguida, Christman diz que quando seu cachorro rouba seus sapatos, isso é outro sinal de confiança e proximidade. Sim, muitos cachorros gostam de mastigar sapatos ou ficam excitados com a emoção da perseguição quando você vem recuperar seu par favorito. No entanto, os especialistas explicam que os cães visam os sapatos em particular porque eles têm um cheiro distintamente como seus donos, o que pode ser reconfortante.
Uma vez que os cães não podem usar palavras para se comunicar conosco, é especialmente importante sintonizar com a linguagem corporal deles. Quando você percebe se eles estão se inclinando para perto ou para longe e demonstra respeito por seus limites físicos, isso os ajuda a se sentir seguros.
“Quanto mais você ler a linguagem corporal deles, mais eles vão confiar em você,” diz Christman.
Onde seu cão dorme também pode dizer muito sobre se eles confiam ou não em você. “Eles dormem no quarto com você, ou na cama com você? Considere isso um presente. Eles dormem onde se sentem seguros e confiáveis,” observa Christman.
Claro, muitos cães dormirão onde quer que você coloque a cama deles. Se você está procurando construir confiança, considere mantê-la em seu quarto para que eles aprendam a se sentir mais seguros perto de você.
Finalmente, se você notar que seu cão está travando olhares com você, isso pode ser outro bom sinal de que eles se sentem seguros em sua presença. “Uma das maneiras como os cães se ligam a você é através do contato visual. Isso ajuda a criar confiança,” diz Christman. O American Kennel Club diz que assim como os humanos olham profundamente nos olhos uns dos outros para mostrar adoração, “os cães vão encarar seus donos para expressar afeto. De fato, o encarar mútuo entre humanos e cães libera oxitocina, conhecida como o hormônio do amor,” eles escrevem. “Este químico desempenha um papel importante no vínculo e aumenta sentimentos de amor e confiança. O mesmo hormônio que é liberado quando uma nova mãe olha para seu bebê também é ativado quando você olha para o seu cão.”
No entanto, se seu animal de estimação é novo na família, muito contato visual pode ter o efeito oposto, intimidando-os. Deixe que seu cão venha até você até que esteja claro que eles se sentem seguros.
Artigo escrito por Lauren Gray no site Best Life, traduzido ao português pelo El Hombre
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais