A solidão não é sobre estar sozinho. É sobre sentir uma falta de conexão com o mundo e as pessoas ao seu redor. E você não precisa estar sozinho para se sentir assim.
Uma profunda sensação de solidão pode acontecer quando você está em um quarto cheio de gente ou enquanto está sozinho e perdido em seus pensamentos.
Ela se torna um câncer emocional, deixando você com um anseio de compartilhar seus pensamentos e sentimentos com alguém em quem possa confiar. Mas quanto mais solitário você se sente, mais isso te esgota, e é quando o medo, a auto-dúvida e a desconfiança dos outros se infiltram.
Mas as pessoas solitárias também têm uma singularidade sobre elas. Existem 6 coisas que apenas pessoas profundamente solitárias entenderão porque percebem as pessoas e a vida cotidiana de maneira diferente daqueles cujas necessidades emocionais são atendidas.
Se você está experimentando solidão, você sabe do que eu estou falando.
Para entender como a solidão crônica impacta sua saúde e felicidade, vamos explorar algumas coisas que apenas pessoas verdadeiramente solitárias experimentam.
1# Sentir-se incompreendido
A maioria de nós já esteve em situações onde nos sentimos incompreendidos. Se você já passou por isso, sabe o quão frustrante é quando você não consegue transmitir sua mensagem, ou alguém faz uma suposição sobre você. Mas a solidão traz um novo significado para ser incompreendido.
Existe um equívoco de que solidão significa estar sozinho. Alguns acreditam que você está solitário porque não tem amigos ou não está em um relacionamento.
Mas o que eu vou dizer agora pode chocar você.
Mais da metade de todos os casais casados experimentam solidão. Uma pessoa no relacionamento chega a um ponto onde não pode compartilhar seus sentimentos e pensamentos com seu significativo outro. Quanto mais você guarda seus sentimentos para si, mais vocês se afastam até que haja um desligamento completo e a confiança se vá.
Então, quando alguém sugere que você encontre amigos, saia mais ou trabalhe em um relacionamento para superar sua solidão, eles não têm ideia de como você se sente. Eles não entendem que é uma experiência incrivelmente subjetiva, e as razões para se sentir assim diferem, esteja você sozinho ou em um relacionamento.
Se há algo que pessoas profundamente solitárias entendem mais do que qualquer um, é sentir-se incrivelmente incompreendido.
2# Lidar sozinho
Quando você é tudo o que tem, é forçado a aprender a lidar com suas emoções sozinho.
Veja por este lado. Quando você tem amigos, família ou um parceiro com quem compartilha conexões fortes, você pode contar com essas pessoas quando as coisas ficam difíceis. Em outras palavras, você sempre tem alguém ao seu lado em quem pode confiar para compartilhar o que está pensando e sentindo.
Aqueles que não têm pessoas com quem podem ser vulneráveis lutam com tristeza, raiva e medo.
Eles mantêm seus sentimentos e pensamentos para si mesmos porque acreditam que ninguém os entenderá. Não há ninguém para ver as lágrimas e a dor que eles estão segurando.
Você acaba construindo suas paredes e passando mais tempo em solidão.
Se você está passando por uma solidão profunda, lembre-se de que sempre há alguém com quem você pode conversar. Seja um profissional ou aquela pessoa com quem você se sente confortável, não sofra em silêncio.
3# Perdendo o senso de direção
A solidão profunda pode deixá-lo sentindo como se estivesse vivendo em uma casca vazia. É um lugar sombrio para estar.
O que muitas pessoas não percebem é que indivíduos solitários podem continuar a funcionar em seus empregos e ter conversas, mas por trás de portas fechadas, eles estão lutando com o tumulto interior de sentir uma sensação de perda e desesperança.
Apesar de não estar fisicamente sozinho, ele se sentia extremamente isolado.
Isso porque estar emocional e socialmente solitário por algum tempo leva a formas negativas de pensar e sentir que te empurram ainda mais para o isolamento.
Você fica cheio de auto-dúvida e questiona suas habilidades, e isso afeta seu autoestima. Quanto mais você duvida de si mesmo, mais você se retrai. Isso pode se aplicar ao isolamento emocional em relacionamentos e àqueles que estão procurando por um relacionamento.
Se você frequentou uma festa e alguém perguntou sobre seus amigos e hobbies, você poderia se sentir muito envergonhado ou constrangido para explicar que não tem amigos e que é mais caseiro.
Não seria agradável aparecer sozinho em um evento social, também. Quando você está na defensiva, você pode se encontrar questionando as intenções dos outros quando eles falam com você.
Esse padrão reforça seu isolamento físico e emocional.
Lembre-se, se você não tentar se conectar com outras pessoas, apesar do medo de rejeição ou fracasso, se tornará mais desafiador superar um profundo sentimento de solidão.
Pensamentos finais
Solidão é sobre sentir que você não pode se conectar com ninguém. Você vai para o trabalho todos os dias; você pode até ser casado, mas quando você se sente não ouvido e invisível, você questiona seu propósito e existência.
Como uma pessoa profundamente solitária, existem coisas que apenas você entenderá em medida além. Sentir-se isolado, o desejo por verdadeiras conexões humanas e querer mais significado da vida fazem você se perguntar se algum dia será alegre novamente.
É um espaço sombrio, mas, no final, cabe a você tomar decisões difíceis que mudarão positivamente sua vida.
Se há um desligamento em seu relacionamento, fale com um terapeuta ou siga em frente. Se você não tem amigos e família em quem pode confiar, trabalhe em seu medo de falha e rejeição, e tente estar aberto a se conectar com outras pessoas.
É difícil, mas só você pode fazer a mudança que deseja.
Artigo escrito por Marcel Deer no site Hack Spirit, traduzido ao português pelo El Hombre