6 curiosidades sobre a Fase 2 da Marvel

Compartilhe

O “Universo Marvel Cinematográfico” é algo sem precedentes na história do cinema. Com 10 filmes já lançados e mais 11 confirmados, a reunião de super-heróis em franquias que se cruzam era um plano ousado, mas que vem superando as expectativas, por enquanto.

Já foram mais de 7 bilhões de dólares arrecadados pelo mundo. E, essa semana, eles anunciaram os filmes que farão parte da Fase 3 da Marvel, a estrearem até 2019: Captain America: Civil War, Doctor Strange, Guardians of the Galaxy 2, Thor: Ragnarok, Black Panther, Captain Marvel, Inhumans e Avengers: Infinity War partes 1 e 2.

Se você ficou animado com a notícia, mas perdeu alguma coisa dos acontecimentos anteriores, não se preocupe, viemos relembrar os filmes da Fase 2 – incluindo os que ainda nem foram lançados – com uma curiosidade sobre cada um deles.

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3, 2013)

A cena pós-créditos do filme originalmente teria Tony Stark indo ao espaço para encontrar os Guardiões da Galáxia. Ele inclusive teria uma participação especial no filme Guardiões da Galáxia.

Nas publicações da Marvel Comics, o Homem de Ferro chegou a ser membro do grupo, mas Robert Downey Jr. não queria continuar reprisando seu papel na franquia. Portanto, outra cena foi filmada.

Mesmo assim, Downey Jr. irá aparecer como Tony Stark em pelo menos mais duas produções a serem lançadas: Os Vingadores: A Era de Ultron e Captain America: Civil War.

Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013)

Originalmente, Loki não iria aparecer no filme, fazendo-o se focar mais em Malekith e nos Elfos Negros.

Porém, devido à popularidade que o personagem interpretado por Tom Hiddleston ganhou em Os Vingadores (Marvel’s The Avengers, 2012), o roteiro foi reescrito para que ele tivesse uma boa participação no segundo filme do Deus do trovão. E os fãs certamente agradeceram.

Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, 2014)

No filma aparece uma lista de afazeres do Capitão América que contém alguns aspectos culturais que ele precisa se inteirar após ficar congelado por anos e anos.

O que nem todo mundo sabe é que essa lista tem diferentes versões para diferentes países do mundo. A brincadeira da Marvel mantém os cinco últimos itens da lista – Thai Food; Star Wars/Trek; Nirvana (Band); Rocky (Rocky II?); Troubleman (Soundtrack) -, mas varia os primeiros.

  • Nos EUA, são o seriado I Love Lucy, o pouso na Lua, o Muro de Berlim, Steve Jobs e música Disco.
  • No Reino Unido, o seriado Sherlock, o pouso na Lua, Beatles, a final da Copa do Mundo de 1966 e Sean Connery.
  • Na Austrália, temos, entre outros, AC/DC, viagem espacial e Steve Irwin, o caçador de crocodilos.
  • Na Itália, as vitórias da Ferrari na Fórmula 1 e Roberto Benigni.
  • Na Rússia, Yuri Gagarin e a dissolução da União Soviética.
  • Na França, Daft Punk, o filme O Quinto Elemento e a Copa do Mundo de 1998.
  • Na Coreia do Sul, o filme Oldboy e a Copa do Mundo de 2002.
  • Na Espanha, Rafael Nadal e Chupa Chups.
  • No México, aparecem Shakira, os mineiros chilenos, a “mão de Deus” de Maradona e Octavio Paz, ganhador do Nobel.
  • Já na versão brasileira, a lista inclui Ayrton Senna, Wagner Moura, Xuxa, Mamonas Assassinas e Chaves.

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014)

Vin Diesel diz que ter interpretado Groot o ajudou em um momento difícil de sua vida, quando lidava com a perda de seu melhor amigo Paul Walker, com quem contracenou na franquia Velozes e Furiosos (Fast and Furious).

O ator diz que a oportunidade foi especialmente boa por ter interpretado um personagem que celebra a vida num momento que ele pensava demais na morte.

Além disso, Vin Diesel gravou todas as suas falas “I am Groot” em diversas línguas, incluindo português, para que sua voz real fosse usada no mundo todo. Aliás, “groot” significa “grande” em africâner, holandês e flamengo.

Vingadores: Era de Ultron (The Avengers: Age of Ultron, 2015)

A inclusão do personagem Mercúrio (Quicksilver) no filme foi bem mais complicada do que parece. Como a Fox detém os direitos cinematográficos dos X-Men, apesar de serem personagens da Marvel, os dois estúdios tiveram que entrar num acordo sobre a utilização do personagem, que apareceu também em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014).

Nenhum filme dos Vingadores poderia conter qualquer referência aos X-Men ou ao Magneto (pai do personagem), assim como nenhum filme dos X-Men poderia citar a presença de Mercúrio nos Vingadores. Nos filmes da Marvel, o personagem não poderia nem ser referido como um “mutante”.

O acordo acabou exigindo também que Mercúrio fosse interpretado por atores diferentes nas diferentes franquias, o que resultou numa coincidência: Evan Peters (intérprete na franquia X-Men) e Aaron Taylor-Johnson (intérprete na franquia Vingadores) foram melhores amigos no filme Kick-Ass (2010), também sobre super-heróis e também uma adaptação dos quadrinhos.

Homem-Formiga (Ant-Man, 2015)

Edgar Wright, cultuado diretor de comédias de ação – Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004), Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007), Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, 2010) e Heróis de Ressaca (The World’s End, 2013) – e grande fã do Homem-Formiga, escreveu um roteiro para o filme, ainda em 2003. Em 2006, a Marvel realmente contratou Wright para escrever e dirigir a produção, o que gerou muita expectativa nos fãs.

Porém, em maio de 2014, após muita pré-produção, o diretor deixou o projeto, devido a diferenças criativas entre ele e os produtores. O atual diretor de Homem-Formiga é Peyton Reed, conhecido por comédias românticas, como Abaixo o Amor (Down with Love, 2003) e Sim Senhor! (Yes Man, 2008).

CD Vallada

Formado em cinema pela FAAP, o paulistano CD Vallada foi colunista do Portal Higi e hoje traz suas análises da indústria cinematográfica ao El Hombre.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais