6 dicas preciosas para malhar no inverno

Compartilhe

O inverno chegou no sábado e as temperaturas, que já estão baixas em muitas regiões brasileiras, tendem a cair ainda mais. Mas você não vai deixar de malhar por conta disso, certo?

Caso você ainda não esteja na academia, esse é o momento ideal para entrar, já que no verão você vai querer estar em forma e para isso é preciso algum tempo, que varia, claro, de acordo com seu estado físico atual. Mas sem planejamento não vamos a lugar algum.

Então hoje vamos ver alguns cuidados e atenções que devemos ter quando formos treinar em dias de frio mais intenso.

Realize aquecimento geral

Apesar do aquecimento geral ser algo muito simples, não necessitando mais do que 5 minutos, muitas pessoas o ignoram. No período de frio as reações químicas do nosso corpo ficam mais lentas e esse aquecimento vai ajudá-lo a ter um melhor desempenho. Portanto, procure utilizar os aparelhos aeróbicos por alguns minutos antes do treino para ficar mais preparado para os exercícios.

Realize aquecimento localizado

É necessário lubrificar as articulações também. Para isso, realize 1-2 séries do exercício inicial com pouca carga. Essa estratégia vai preparar seu corpo para o estímulo que virá na sequência e diminuirá drasticamente o risco de lesões.

Faça exercícios de ativação

Esse tipo de exercício vai ajudar seu sistema nervoso central a estar preparado para o treino. Realize algum exercício funcional ou explosivo para melhorar sua capacidade no trabalho de força que virá em seguida.

Se mantenha hidratado

No frio é comum diminuirmos o consumo de líquido, principalmente durante o treino. Mas não deixamos de perder água durante o inverno. Portanto, é preciso estarmos sempre atentos para nos mantermos hidratados. A desidratação é um dos grandes problemas para quem malha (e na vida em geral, claro).

Cuidado com o consumo energético

Muitos acreditam que no inverno gastamos mais energia e isso leva as pessoas a consumirem mais alimentos. É verdade que precisamos de mais energia no frio para estabilizar a temperatura, mas o gasto energético é baixo e não justifica um consumo muito maior de alimentos. Então esqueça a ideia de que você deve sair da dieta pois o frio te ajudaria a emagrecer. Você vai se decepcionar no fim da estação.

Utilize algumas camadas de roupa

E por fim temos mais uma dica: pense no vestuário. Não pela beleza – mas pela eficiência. Procure utilizar algumas camadas de roupa em vez de somente uma malha quente. Assim, no decorrer do treino você tem a opção de ir retirando as camadas superiores e não sofrer algum choque por conta da mudança abrupta de temperatura que poderia acontecer se você só tivesse a escolha de ficar com o casaco quente ou de camisa.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais