Desenvolvimento Pessoal

6 erros que você comete ao estudar (e a solução para eles)

Compartilhe

Estes dias publicamos no El Hombre algumas dicas de estudo que Harvard recomenda. O interesse dos leitores foi tão alto — mais de 10 mil leituras num única dia — que decidimos voltar hoje ao tema. Desta vez, indo um pouco mais para o norte. A tradicional University of British Columbia, considerado uma das Top 3 melhores do Canadá, fez um guia para os seus alunos com 6 erros comuns que as pessoas cometem ao estudar e como solucioná-los. Confira as valiosas dicas a seguir, já traduzidas para o português por nós do El Hombre.

***

Erro 1: Maratonar nos estudos

• PROBLEMA: Você encontra um lugar confortável para estudar e recusa a se mover. Você nem pensa em fazer uma pausa — isso seria perda de tempo. Afinal, a prova é daqui 48 horas.

• SOLUÇÃO: Se você acha que isso é eficiente — ou se simplesmente deixou tudo para a última hora — você não vai aprender muito. Seu cérebro precisa de tempo para processar informações.

Planejar com antecedência é a chave aqui. Em vez de focar apenas nos seus prazos, trabalhe de trás para frente e descubra quando você precisa começar a estudar cada seção do material. Você se sentirá menos sobrecarregado e mais capaz de realmente aprender o conteúdo, ao invés de apenas decorar.

Se você realmente estiver em apuros (acontece com todo mundo), experimente o método pomodoro: 25 minutos de estudo, 5 minutos de pausa, com uma pausa mais longa a cada 4 ciclos. Isso evita a exaustão e mantém você revigorado durante longos períodos de estudo intenso.

Erro 2: Grifar a página inteira

• PROBLEMA: Você tenta estudar lendo o livro, mas de alguma forma acaba destacando tudo e não lembra de nada.

• SOLUÇÃO: Acontece que reler passivamente um livro é bastante inútil. Só porque você está segurando um marcador de texto não significa que você esteja realmente interagindo com o material.

Aprenda a ler ativamente, fazendo anotações enquanto lê, o que o forçará a decidir quais partes da leitura valem a pena lembrar. Elabore perguntas de prática ou faça flashcards. Quanto mais dos cinco sentidos você usar no seu estudo, mais provável será que você se lembre da informação.

Se o seu exame incluir uma parte de redação, pense sobre que tipos de temas seu professor pode perguntar e faça alguns possíveis esboços. Mesmo que suas perguntas de prática não apareçam no exame, você estará no estado mental.

Erro 3: Ser multitarefas

• PROBLEMA: Você tenta fazer o trabalho de todas as suas aulas ao mesmo tempo, alternando constantemente entre os projetos. Esse é particularmente comum durante as provas finais.

SOLUÇÃO: As pessoas são realmente ruins em multitarefa. Enquanto pensamos que estamos focando em 2 coisas de uma vez, na verdade estamos alternando entre 2 tarefas muito rapidamente, o que significa que nossos cérebros nunca têm tempo para se ajustar totalmente a qualquer uma delas.

Infelizmente, a única maneira de contornar isso é planejar com antecedência (estranho como isso continua aparecendo). Faça um cronograma de estudos e descubra quais dias você dedicará a quais matérias. Você poderá processar o material de forma mais eficiente do que se sua atenção estivesse dividida entre as tarefas. No final, você terá mais confiança no que aprendeu.

Erro 4: Checar as redes sociais

• PROBLEMA: Você estuda enquanto manda mensagens para seus amigos no WhatsApp, verifica o TikTok, ouve música alta (ou pior, assiste Netflix) e olha para o seu celular a cada 5 segundos quando ele vibra na sua mesa.

• SOLUÇÃO: Desligue. Tudo. É fácil o suficiente se distrair sem criar mais perturbações para você mesmo. Desligue seu celular, não use a internet a menos que seja absolutamente necessário (se for, você pode usar aplicativos como StayFocusd ou Freedom para se manter na tarefa) e minimize o ruído ao redor.

Ruídos de cafeteria em baixo volume e música instrumental (preferencialmente clássica) são aceitáveis, mas fique longe de músicas que você gosta de cantar junto ou de melodias rítmicas pesadas.

Erro 5: Fazer uma jornada solo

• PROBLEMA: Você sempre estuda em solidão e se recusa a pedir ajuda a qualquer outra pessoa.

• SOLUÇÃO: Estudar sozinho é bom (até preferível), mas ter pessoas com quem você pode discutir ideias pode ser extremamente útil (mesmo pelo Zoom).

Convença um amigo ou membro da família a deixar você “ensinar” a eles o material — as lacunas em seu entendimento se tornarão mais óbvias quando você tentar explicar um tópico a uma pessoa desinformada. Mais importante, aproveite seus professores e entre em contato com eles se estiver confuso sobre algo. Você não vai se arrepender.

Erro 6: Entrar em pânico

• PROBLEMA: Você de repente percebe a quantidade de trabalho que tem a fazer e entra em pânico total, rasgando páginas e se encolhendo em uma bola debaixo da sua mesa.

• SOLUÇÃO: Faça uma pausa. Coma um lanche saudável, faça uma caminhada para estimular a mente, estique seus músculos tensos, ou respire fundo. Ah, e talvez troque o café por água. Todo mundo fica sobrecarregado e às vezes basta alguns minutos de distância para acalmar a mente.

Fonte: University of British Columbia

Pedro Nogueira

Fundador e editor-chefe do "El Hombre" e do "Moda Masculina". Adora jogar tênis, ler livros e passear com seus pets.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais