Não existe palavra melhor para descrever William Shakespeare do que “gênio”. O dramaturgo, poeta e escritor revolucionou a sociedade inglesa de sua época, com obras que até hoje ainda são amplamente lidas e admiradas.
Alguns exemplos? Hamlet, Macbeth e Romeo & Julieta, entre outras. Por conta disso, Shakespeare é considerado por muitos como o maior escritor da história da língua inglesa.
Apesar de ter vivido 400 anos atrás, muitas ideias de Shakespeare continuam bastantes atuais no mundo de hoje. Por isso selecionamos 6 frases dele que oferecem valiosas lições de vida a todos nós.
“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada.”
Quando você quer alguma coisa, há basicamente duas maneiras de conseguir. A primeira? Conquistando a simpatia e generosidade da pessoa. A segunda? Apelando para a força, seja psicológica ou física.
No curto prazo, o resultado pode até ser parecido. Só que o primeiro método causa ressentimento, enquanto o segundo cria laços de solidariedade. Uma relação baseada na gentileza é sempre mais duradoura e frutífera do que um elo fundamentado na submissão.
“Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras.”
Sabe aquelas pessoas pessimistas, que estão sempre reclamando da vida? Isso cria uma energia negativa ao redor delas, atraindo ainda mais problemas para si próprias. Ninguém aguenta a companhia de um reclamão, a não ser outros reclamões.
“Algumas quedas servem para que levantemos mais fortes.”
O erro é um ótimo professor. Quando fracassamos, essa é uma oportunidade de aprender e sair da experiência como um homem mais sábio. É tudo uma questão de fortalecer o seu espírito para suportar essas quedas e se levantar mais forte.
“No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê.”
As melhores coisas da vida são aquelas que demandam esforço, trabalho, resiliência. Se você parar na primeira pedra que encontrar em seu caminho, deixará de colher os frutos no futuro.
“Não é dos astros a culpa, mas de nós mesmos.”
Um hábito clássico do ser humano é terceirizar a culpa pelas coisas ruins que nos acontecem. Mas não se enganem, senhores. A culpa não é do destino, tampouco das outras pessoas. Cada um é responsável pelo seu próprio caminho. É necessário assumir isso e lidar com as adversidades de coração aberto.
“É comum falarmos mais e fazermos menos; a intenção é apenas escrava da memória.”
Quem nunca fez uma promessa a alguém – ou a si próprio – e logo depois se esqueceu de cumpri-la? A verdade é que intenção sem ação é como uma moto sem pneus. Não serve para nada. Por isso é preciso transformar os seus planos e objetivos em hábitos duradouros.