Ser você mesmo pode proporcionar uma série de benefícios ao bem-estar. Praticar a autoconsciência, ter intenções claras e ser vulnerável podem ajudá-lo a viver uma vida autêntica. Frequentemente ouvimos o termo “ser autêntico” sendo mencionado, especialmente no contexto das redes sociais, onde é fácil (literalmente) filtrar as partes de nós e de nossas vidas que não nos agradam tanto.
Outros tentam agradar as pessoas e, inadvertidamente, acabam mudando aspectos de si mesmos na tentativa de deixar os outros felizes. No entanto, não viver de forma autêntica pode afetar seu bem-estar mental e físico a longo prazo. Então, o que envolve a autenticidade e como podemos alcançá-la?
O QUE SIGNIFICA SER AUTÊNTICO?
“Viver de forma autêntica sugere que você está sendo seu verdadeiro eu nos relacionamentos — agindo, se comportando e sentindo de maneiras que refletem seus valores e estados internos”, revela Sally Theran, PhD, professora associada no departamento de psicologia do Wellesley College em Massachusetts.
Zahara Williams, assistente social da clínica licenciada e cofundadora dos serviços de terapia Ivory Park em Texas, concorda que a autenticidade ocorre quando você se concentra mais em ser você mesmo e não uma versão que os outros esperam.
“O caminho para viver uma vida mais autêntica começa quando você decide abraçar a jornada da autoconsciência, intenção e liberdade da noção de que os outros têm que concordar ou aprovar as escolhas que você faz”, diz ela. Williams ainda afirma que a autenticidade envolve:
- estar em sintonia com seus valores e paixões;
- sentir-se realizado;
- navegar pela vida com propósito;
- priorizar o que lhe traz paz;
- ter tenacidade e flexibilidade.
Porém, ser autêntico consigo mesmo não significa se fechar completamente às opiniões ou conselhos dos outros. “É um equilíbrio delicado entre estar aberto a feedback construtivo para ajudar a alcançar o crescimento, mas não permitir que ele dite a percepção de si mesmo, suas habilidades ou as possibilidades que possam existir além do que os outros podem ver”, observa Williams.
Também é importante reconhecer, afirma Theran, que pode ser mais fácil ser mais autêntico com algumas pessoas do que com outras. “Minhas pesquisas e as de outros sugerem que você pode ser mais ou menos autêntico em diferentes relacionamentos”, diz ela. Por exemplo, continua Theran, “você pode ser seu verdadeiro eu e muito autêntico com seu melhor amigo, mas pode não se sentir tão à vontade para compartilhar seu verdadeiro eu com pessoas com as quais não tem tanta intimidade”.
COMO VIVER UMA VIDA MAIS AUTÊNTICA?
Williams diz que viver de forma mais autêntica requer esforço e “o processo… envolve um certo grau de paciência”. Mas você pode implementar etapas em sua vida cotidiana para começar a trabalhar em direção a esse estado de ser.
➤ ABRACE O SILÊNCIO: Há tanta coisa acontecendo em nossas vidas e diferentes perspectivas que acabam nos atingindo de vários ângulos. Por isso, pode ser fácil perder de vista o que faz de você, você, e ser levado pela multidão. Mas reservar um tempo tranquilo para estar com seus pensamentos pode ajudá-lo a voltar às suas raízes e reconhecer o que é importante para você. Como Williams explica: “Silenciar o ruído pode ser uma ótima maneira de se conectar consigo mesmo e obter clareza sobre seu caminho”.
➤ TENHA AUTOCONSCIÊNCIA: “Quando você está conversando com alguém que se importa, verifique como você está”, sugere Theran. “Você está ignorando o que está acontecendo em sua vida? Ou está realmente se comunicando e sendo fiel a si mesmo?” Se você está colocando uma “fachada” ou não dizendo como realmente se sente, pense no que poderia dizer em vez disso. Além disso, reserve um momento para considerar por que você não está sendo totalmente honesto.
➤ PROCURE TERAPIA: Como explica Theran, “ser autêntico é um processo complicado”. Se você tem mudado seus comportamentos ou sentimentos para tentar se alinhar com os outros, pode ser difícil identificar o que faz o verdadeiro você. “Se você é alguém que luta para ser ou conhecer seu verdadeiro eu, a terapia pode ser útil”, continua Theran.
➤ APRENDA A SER VULNERÁVEL: Às vezes, não mostramos nosso eu autêntico porque temos medo de ser vulneráveis. “Para algumas pessoas, pode ser difícil ou assustador se abrir”, afirma Theran. No entanto, ela continua, “essa vulnerabilidade pode ser gratificante. Pode ser um risco que vale a pena correr.” Se você se sentir mais seguro com algumas pessoas do que com outras, tente baixar a guarda com elas primeiro. Receber reações positivas pode lhe dar a confiança para ser mais autêntico com frequência.
➤ SEJA INTENCIONAL: Considere realmente “em que e em quem você investe seu tempo”, sugere Williams. Certos indivíduos ou atividades “estão alinhados com seus valores fundamentais”, ela pergunta, ou você está se comprometendo com eles “com base nas expectativas externas?” Se você mostra uma “fachada” ou finge gostar de determinadas atividades ou amigos, considere por que você faz isso e se há algo que você possa mudar para ser mais você mesmo.
➤ FAÇA PERGUNTAS: É mais fácil ser autêntico quando você se sente genuinamente conectado a alguém. Tente reservar um tempo para realmente conhecê-los e ajudá-los a entender você melhor. “Nos relacionamentos, faça perguntas”, recomenda Theran. “Tente ir além da superfície e estabelecer conexões significativas com as pessoas ao seu redor.”
5 CITAÇÕES SOBRE A AUTENTICIDADE
Para uma vida mais autêntica, lembre-se sempre destas frases:
- “Nenhum legado é tão rico quanto a honestidade.” — William Shakespeare, Tudo Está Bem Quando Termina Bem;
- “É preciso coragem para crescer e se tornar quem você realmente é.” — E.E. Cummings;
- “Seja você mesmo — não a ideia do que você acha que a ideia de outra pessoa sobre você deveria ser.” — Henry David Thoreau;
- “A coisa mais fácil de ser no mundo é você. A coisa mais difícil de ser é o que os outros querem que você seja. Não deixe que eles coloquem você nessa posição.” — Leo Buscaglia;
- “O privilégio de uma vida é se tornar quem você realmente é.” — Carl Jung.
***
Fonte: Psych Central