6 novidades da Mobile World Conference 2015 que estamos loucos para conhecer

Compartilhe

Hoje começa o Mobile World Congress, maior evento no universo dos celulares, que apresenta também outras novidades de tecnologias móveis, como óculos de realidade virtual e smartwatches.

O MWC existe há 28 anos, desde 1987. No ano passado, cerca de 85 mil pessoas foram conferir os lançamentos de ponta de empresas como Samsung, HTC, LG e Huawei.

Separamos os melhores lançamentos de celulares e dispositivos novos que chamaram atenção dentro da feira que ocorre em Barcelona, na Espanha, entre os dias 2 e 5 de março de 2015. Confira.

1# Galaxy S6 e S6 Edge

A gigante sul-coreana Samsung briga em 2015 para se manter como a maior fabricante de celulares Android no mundo todo, competindo com marcas fortes como Motorola e Xiaomi, sendo que a segunda chegou ao topo do mercado na China no ano passado. Por isso, o MWC é o espaço para apresentar seus tops de linha.

O S6 normal é uma atualização esperada do hardware da empresa, com 3 GB de memória RAM, tela de 5,1 polegadas e resolução QHD 2560 x 1440 pixels.

Já o S6 Edge é um pouco mais grosso e possui uma tela que se estende até a lateral,de maneira curvada, para você acionar comandos fora do desktop com mais facilidade. O material do vidro é uma Corning Gorilla Glass 4, que promete eficiência de 50% a mais do que os aparelhos mais antigos.

Os celulares têm três opções de memória interna: 32 GB, 64 GB ou 128 GB. Esses modelos seriam o motivo para a Samsung retirar um encaixe para cartões microSD para expandir a memória.

A câmera traseira de ambos têm sensor de 16 Megapixels e a frontal está em 5 MP. Os dois modelos prometem chamar atenção por seu design mais metálico, que destoa dos aparelhos anteriores da Samsung que eram muito plásticos.

2# Novo Gear VR

Na segunda metade de 2014, a Samsung chamou atenção do mundo todo para seu Gear VR, que funcionava como um Oculus Rift, mas quem fazia o papel do visor era o celular Galaxy Note 4. Ou seja, ao invés de lentes 3D próprias, você enxergava os programas com uma tela de celular de 5,7 polegadas.

Agora a fabricante lança seu novo modelo Gear VR para funcionar com os smartphones da série Galaxy S6 e S6 Edge, que possuem telas de 5,1 polegadas. A Samsung criou esse gadget em parceria com a Oculus, que foi comprada pelo Facebook, e seu novo aparelho é 15% mais leve.

3# HTC Vive VR

Era esperado que a HTC anunciasse seu óculos de realidade virtual, mas a parceria com a Valve, dona do Steam, foi completamente inesperada. A dona da maior rede de comercialização de games digitais tem muito a acrescentar na criação de um aparelho como o Vive VR.

Este par de óculos tem mais de 70 sensores para dar uma experiência de olhar em 360 graus mais realista do que o normal.

A empresa também anunciou parcerias com a Fireproof Games, a Bossa Studios (conhecida por Surgeon Simulator) e a Steel Wool Games. A Valve pode revelar mais detalhes sobre o aparelho durante a GDC (Game Developers Conference), que ocorre simultaneamente ao MWC, nos Estados Unidos.

4# One M9

Embora a HTC seja uma marca menos conhecida no Brasil, seu novo One M9 apresenta configurações robustas que são atraentes e até assustam pela qualidade.

A câmera traseira principal tem 20 Megapixels, o que supera concorrentes e tem 300% de brilho a mais do que o modelo anterior, além do aparelho ter um acabamento em alumínio brilhante e levemente mais curvo, muito mais atraente do que o Galaxy S6.

A memória RAM do aparelho é de 3 GB, e interna de 32 expansível para 128 GB via cartão microSD. O aparelho vem com sistema Android 5.0 Lolipop, conectividade 4G e processador cota-core Snapdragon 810 de 64 bits, da Qualcomm.

5# MediaPad X2

Que tal um híbrido entre smartphone e tablet com tela de sete polegadas? Esta é a proposta do MediaPad X2 da Huawei. O aparelho tem um processador Kirin 930 de 2 GHz. O gadget tem duas versões, uma com 2 GB e 16 GB de armazenamento interno, enquanto a outra possui 3 GB e 32 GB. Os dois têm conexão 4G e entrada para dois chips de operadoras, ideal para quem quer ter uma linha pessoal e outra corporativa.

Além de ser gigante, o aparelho tem câmera traseira de 13 Megapixels e uma de 5 MP para selfies. É um aparelho para quem quer telas maiores do que a média dos smartphones, e algo mais portátil do que tablets mais tradicionais.

6# Huawei Watch

O Huawei Watch chamou atenção na Mobile World Congress com sua cara de relógio real, seguindo a tendência desses aparelhos para o futuro. O aparelho tem um display redondo de 1,4 polegadas, pulseira dourada de metal e terá até 40 interfaces diferentes em seu sistema Android. Ele deve chegar ao consumidor ainda neste ano.

Pedro Zambarda de Araújo

Jornalista e assessor de imprensa.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais