Depois do rebuliço causado com o anúncio de Ben Affleck como o novo Batman, no filme em que aparecerá com o Super-Homem de Henry Cavill, resolvemos refrescar a cabeça de alguns fãs – pelo menos aqueles mais sensatos, que não acharam que a intervenção do presidente norte-americano Barack Obama era necessária. É preciso lembrar que sequer sabemos como será a interpretação que dada a essa nova abordagem no Homem-Morcego. Portanto, não podemos dizer que Ben Affleck foi uma má escolha – ainda mais se lembrarmos das recentes contribuições de Affleck no cinema, não só como diretor, mas também como ator em seus próprios filmes como Argo ou no último de Terrence Mallick.
Há também outros filmes em que o ator se destacou, entre eles Hollywoodland e A Grande Virada. Os executivos da Warner não são os únicos que querem trabalhar com Affleck, que também foi anunciado recentemente no novo de um dos melhores diretores da atualidade, David Fincher, na adaptação do livro Gone Girl. Muitos outros atores, por conta da fama que tinham na época, acabaram sendo mal recebidos por fãs de séries em que fariam parte – e posteriormente calariam essas reclamações, chegando até a revitalizar suas carreiras. Aqui vão alguns deles:
1# Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen, em Jogos Vorazes)
Tudo bem, esse não chega a ser um papel ou uma atuação icônica. Mas hoje, qualquer fã ficaria feliz se recebesse a notícia que a última vencedora do Oscar iria estrelar sua série. Pois não foi o que aconteceu quando saiu a notícia que Jennifer Lawrence viveria Katniss na série Jogos Vorazes, pelas razões mais estúpidas e equivocadas: os fãs acreditavam que Lawrence, mulher dos sonhos de muitos homens hoje em dia, era gorda para o papel.
2# Michael Keaton (Bruce Wayne, em Batman 1989)
Pois é, não foi só Ben Affleck que sofreu quando foi anunciado como o novo Homem-Morcego. Ao anunciar que Michael Keaton interpretaria Batman no filme de Tim Burton, a Warner chegou a receber cerca de 50 mil cartas de fãs furiosos com o casting. Famoso por seus papéis cômicos como em Beetlejuice, também de Tim Burton, os fãs tinham receio que a interpretação cinematográfica bebesse da série campy dos anos 60, estrelada por Adam West. Esta preocupação, no entanto, revelou-se infundado, pois Keaton fez um Batman sóbrio e durão.
3# Tom Cruise (Lestat , em Entrevista com o Vampiro)
Nesse caso, não foram só os fãs que reclamaram – a própria autora do livro, Anne Rice, menosprezou a contratação de Cruise, que tinha a fama de galã jovem e nunca tinha interpretado um papel mais profundo até então. O resultado, porém, foi uma atuação marcante dele.
4# Daniel Craig (James Bond, em Cassino Royale)
Muitos nomes foram cogitados na época, entre eles os de Clive Owen e Jude Law. Mas foi o underdog Daniel Craig, um dos menos cotados, que ficou com o papel que é tido como patrimônio britânico. A ideia de um Bond loiro deixou muitos fãs furiosos, e Craig chegou até a publicar uma declaração a respeito das duras críticas. Hoje em dia, ele é considerado por muitos o melhor homem a vestir a roupa do espião desde Sean Connery.
5# Audrey Hepburn (Holly Golightly, em Bonequinha de Luxo)
É real. Quando Truman Capote vendeu os direitos de seu livro para a Paramount, ele exigiu que Marylin Monroe fosse contratada para viver a protagonista. No entanto, o empresário de Marylin não queria que ela interpretasse uma prostituta, o que levou o estúdio a chamar Audrey Hepburn, gerando uma enorme decepção dos fãs e do autor. Hoje, sua atuação é tida como icônica.
6# Heath Ledger (Coringa, em O Cavaleiro das Trevas)
Os fãs do Homem-Morcego não acreditaram que Ledger, um ator conhecido popularmente por seus papéis quando era mais novo em comédias adolescentes, famoso por ser um galã e que havia sido indicado ao Oscar por interpretar um cowboy homossexual (como se isso fosse algo negativo) iria interpretar o principal inimigo do Batman. Alguns ousaram dizer que aquilo acabava com qualquer expectativa e que o filme estava fadado ao fracasso. O Cavaleiro das Trevas foi a maior bilheteria daquele ano (além de toda a franquia) e Ledger acabou com um Oscar póstumo.
7# Marlon Brando (Don Corleone, em O Poderoso Chefão)
Uma das maiores atuações da história do cinema. É difícil imaginar Vito Corleone sendo interpretado por qualquer outro ator. Muitas de suas falas e trejeitos fazem parte da cultura moderna. Mas quando Marlon Brando, tido na época como acabado, foi anunciado para o papel, os fãs do livro de Mario Puzzo ficaram furiosos. True story.