Foi uma longa e brutal espera, mas valeu a pena: nessa quinta-feira (17) estreia “Star Wars: O Despertar da Força” no Brasil. E pelo trailer, já deu para ver que o filme será F-O-D-A. Assim mesmo, em caixa alta e com hífen para destacar cada letra com o devido mérito. Já vi e revi o trailer umas 10 vezes (sério, sem exagero) para tentar pegar mais detalhes da história. Então fiz essa lista aqui abaixo, com 7 coisas que já sabemos sobre “O Despertar da Força”.
Mas antes de mais nada, o enredo básico, ok? O filme se passa 30 anos após “O Retorno de Jedi”, quando Palpatine foi morto. O Aliança Rebelde e o Império Galáctico viraram a “Resistência” e a “Primeira Ordem”, respectivamente, e continuam lutando para governar a galáxia.
1# Darth Vader tinha algum grande plano secreto
“Nada poderá nos impedir”, diz uma voz tenebrosa no trailer, enquanto o capacete queimado de Darth Vader aparece ao fundo da tela. “Eu vou terminar o que você começou.” Mas espera um pouco. Vader virou no cinema o maior símbolo do Dark Side, mas ele tinha um mestre (Palpatine) que dava as cartas no Império. Foi Palpatine quem planejou exterminar os Jedis e criou a Estrela da Morte. O que Darth Vader começou, então, que a gente ainda não estava sabendo? Pelo visto ele tinha algum grande plano secreto. A pergunta é qual?
2# Kylo Ren será um vilão à altura da saga
Se você ainda não ligou o nome ao personagem, vamos lá: Kylo Ren é aquele vilão com o sabre de luz endiabrado. Ele é comandante da First Order (a organização militar remanescente do Império) e líder do Knights of Ren, um grupo adepto do Dark Side. Dá para ver no trailer que o cidadão é poderoso e cruel.
3# Mas Kylo tem uma mestre ainda mais forte
JJ Abrams, o diretor de “O Despertar da Força”, já deu um spoiler: Kylo não é um Sith. Os Siths são de uma organização específica que usa o Dark Side da força. Eles têm uma filosofia particular e vários ensinamentos secretos. Mas nem todos do Lado Negro fazem o treinamento Sith necessariamente, que é o caso de Kylo.
Em ambas trilogias de “Star Wars”, o mestre Palpatine operava nas sombras enquanto seus discípulos faziam o trabalho sujo para ele. Pelo visto isso vai acontecer novamente, pois Abrams afirmou numa entrevista que Kylo tem um mestre ainda mais poderoso e cruel: Snoke, o líder supremo da First Order.
Por enquanto Snoke ainda não apareceu nos trailers ou teasers de “O Despertar da Força”, mas quando ele der as caras, pode ter certeza que será para barbarizar.
4# Luke Skywalker não conseguiu reestabelecer a Ordem Jedi
Han Solo tem uma conversa interessante com Finn (o Stormtrooper dissidente) e Rey (a garota aventureira): ele confirma para os dois que as “histórias são verdadeiras”: os Jedis e os Sith realmente existiram. Isso só pode significar uma coisa: depois de derrotar Palpatine em “O Retorno de Jedi”, Luke Skywalker não conseguiu reestabelecer a Ordem Jedi. A Força virou uma espécie de lenda urbana na galáxia.
Aliás, Luke não aparece no trailer. Suspeita-se que ele seja o homem decadente na capa, com mão robótica, segurando o R2-D2. O que será que aconteceu com ele nos últimos 30 anos desde a batalha final em “O Retorno de Jedi”? Coisa boa não pode ter sido.
5# Parece que Finn não é um Jedi afinal
Os teasers iniciais sugeriam que Finn, o Stormtrooper dissidente, seria o novo herói Jedi da galáxia. Mas, raios, ele nem sabia que os Jedis existiam antes do do Han Solo confirmar! E naquela última cena do trailer, em que enfrenta Kylo Ren, ele parece bem assustado e desconfortável empunhando um sabre de luz — talvez a arma calhou de ir parar em suas mãos por acaso.
6# Han Solo continua sendo o cara
Sem surpresa aqui, né? Han Solo continua sendo o cara. Deu para ver no trailer que o homem não perdeu o talento para pilotar a Millenium Falcon.
7# A nova heroína da saga, Rey, é uma tremenda gata — e parece ser uma Skywalker
Seguindo a tradição que começou com a Princesa Leia (Carrie Fisher) e continuou com Padmé Amidala (Natalie Portman) a franquia terá uma nova musa para despertar fantasias em milhares de geeks pelo mundo inteiro: Rey, interpretada por Daisy Ridley. Ela é sexy, corajosa e, ao que tudo sugere, será a nova heroína Jedi de “Star Wars”.
Aliás, qual é o sobrenome de Rey, que ainda não foi revelado? Eu apostaria em “Skywalker”. No segundo teaser do filme, a voz de Luke aparece dizendo: “A força é forte na minha família. Meu pai tem. Eu tenho. Minha irmã tem. Você tem esse poder também.” Entre os personagens que aparecem no trailer, ela é o maior candidato para ser o Skywalker da conversa — talvez uma filha perdida de Luke?
O foco de “Star Wars” sempre foi a família Skywalker com Luke na trilogia original e Anakin na nova. Agora talvez seja a vez de uma mulher assumir a responsa.
* * *
Deu para aprender muita coisa com o trailer, mas obviamente eles não iam entregar todo o ouro, né? Agora é esperar até quinta-feira para ver como a Disney vai se sair em sua primeira produção de “Star Wars” depois de adquirir os direitos de George Lucas. Fique agora com o trailer e teasers que já saíram do episódio VII:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais