Relacionamento

7 dias para se livrar da timidez

Compartilhe

Você sempre foi tímido? Tenho uma boa notícia para você: timidez tem cura. Quer uma notícia melhor ainda? Dá para se livrar dela em sete dias.

Isso mesmo, apenas uma semana. E não é através de macumba, reza brava ou algum tipo de feitiçaria, não. É um processo que você desenvolve consigo mesmo para ter mais autoestima e, assim, vencer a insegurança do que outras pessoas estão pensando a seu respeito.

Afinal, a timidez nada mais é do que uma forte desconfiança sobre como o que você está fazendo afeta as pessoas a seu redor.

Sem mais delongas, eis as principais dicas para que, em sete dias, você se torne uma pessoa mais confiante, com mais atitude e bem mais chance de conquistar tudo o que você quiser – inclusive mulheres.

Dia #1: Exercite o otimismo

Uma característica que sempre vem atrelada à timidez é que o tímido tende muito a ser pessimista. Para ele, nada vai dar certo nunca, é uma espécie de mantra que ele repete dentro da sua mente e que faz as coisas se tornarem um tanto mais complicadas no dia a dia.

Por isso, no primeiro dia, exercite o otimismo. Se force a não pensar em nada com ótica negativa. Mesmo que a situação seja desfavorável, pense no quanto vai ser interessante você se dar bem nela. No primeiro dia você está completamente proibido de pensar em resultados ruins. Tudo vai dar certo. Repita o exercício sempre que possível.

Dia #2: Faça uma lista do que você tem de bom (e de ruim)

Outra coisa que o tímido sabe como ninguém é falar de todos os seus defeitos. Mas e as suas qualidades? Acredite, você tem e muitas. Para provar, faça uma lista de tudo o que você acha que você tem de ruim. Daquilo que a humanidade deve achar insuportável.

Em seguida, escreva aquilo que já falaram que você tem de bom, ou que você mesmo nota, mas que não tem coragem de pensar. Quando terminar, veja que por mais que sua lista de contras seja extensa, a lista de prós dá e sobra para fazer um cara quase perfeito. Todos têm defeitos. A dica é não se apegar a eles.

Dia #3: Saia da sua zona de conforto

Você é tão tímido que só consegue falar “oi” com as mulheres através do WhatsApp e olhe lá? No dia 3 sua missão é sair da zona de conforto. Vá à balada, ao shopping, ao bar e diga “oi” para quem você estiver interessado em dizer “oi”.

Sair da zona de conforto vai te mostrar que o otimismo e o foco nas suas qualidades já está surtindo efeito. E, mais do que isso, vai te mostrar que o mundo é bem maior, e tem muito mais oportunidades, do que você imagina.

Dia #4: Trabalhe a ansiedade

Se sua timidez for patológica, você com certeza é uma pessoa extremamente ansiosa, certo? Se não consegue lidar com isso sozinho, o quarto dia é para tirar a bunda da cadeira e procurar ajuda médica.

Ansiedade é uma coisa boa quando você a tem em doses homeopáticas, o suficiente para sobreviver sem ser engolido por predadores. Se ela for exagerada, não fique com medo e nem com preconceito de procurar um psiquiatra para te ajudar com isso.

Não quer dizer que você é louco, ok? E os resultados serão extremamente positivos.

Dia #5: Dê sua opinião

Você é daqueles que tem medo de falar algo em sala de aula ou numa mesa de bar porque tem certeza que vão discordar de você? Bom, bem vindo ao mundo real: a vida é assim, mas nem por isso você deve deixar de falar o que pensa e o que sente.

No quinto dia contra a timidez, dê sua opinião. (Contanto que ela não seja preconceituosa, homofóbica ou machista.) Não segure aquilo que sabe, que pensa ou que sente. Hoje você está livre de ter que pensar antes de falar. Fale o que der na telha. Participe ativamente da conversa. E aproveite.

Dia #6: Enfrente seus medos

Timidez tem tudo a ver com medo: medo de não ser aceito, medo de não ser visto como gostaria. Enfrentar esses medos, basicamente, é sair de casa. O mundo vai estar cheio de gente que te quer do jeito que você é e que preferia que você não tivesse nascido. E, quer saber? Azar o deles.

Enfrente seus medos hoje. Seja indo a uma montanha russa, seja pulando de paraquedas, seja dizendo o que sente para a garota por quem é apaixonado há mais tempo do que deveria. O máximo que vai acontecer é você levar um não. E se o parque e o instrutor de salto forem bons, você vai sair vivo de qualquer uma das experiências.

Dia #7: Defina sua postura

Você já sabe exatamente o que fazer para vencer a timidez. É hora, agora, de saber se portar perante a sociedade. Defina o que você é (ou o que quer ser), o que quer passar e nunca abaixe a cabeça para alguém que discorde disso. Cada um tem seu jeito, e todos devem ser respeitados.

Se você sente que as mulheres não correspondem ao que você é, você talvez esteja procurando as mulheres erradas. Mas com postura, com atitude e sem timidez você pode virar o jogo. Acredite em você mesmo e verá rapidamente o resultado.

VÍDEOS EM DESTAQUE

Eduardo Santorini

Eduardo Santorini é especialista em relacionamentos e editor do blog Atitude.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais