InícioEntretenimentoEsportes7 filmes que mostram a importância do futebol na sociedade

7 filmes que mostram a importância do futebol na sociedade

O futebol é o esporte mais popular do mundo talvez por sua imprevisibilidade, capaz de proporcionar emoções fortes, reviravoltas surpreendentes e vitórias inimagináveis. Assim, é natural que o cinema já tenha se aproveitado de histórias que têm o esporte bretão como pano de fundo ou até como protagonista.

Mesmo não sendo assim tão popular para os mais famosos produtores da sétima arte, o futebol já ganhou diversas versões cinematográficas dignas de nota.

Jogadores polêmicos, grandes craques, técnicos controversos, intrigas políticas, voltas por cima, superações fascinantes, tragédias, nascimentos de campeões, torcedores violentos, grandes conquistas, romances, comédias, dramas, tudo isso já foi retratado nas telas, seja como ficção ou como documentário.

Eu poderia citar Heleno (2011), The Two Escobars (2010), Maldito Futebol Clube (The Damned United, 2009), O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern, 2003) ou muitos outros filmes que tratam do esporte.

Mas a magia do futebol não acontece apenas dentro de campo e eu acredito que as histórias mais belas que o esporte proporciona são aquelas mais distantes dos holofotes.

Muito mais importante do que saber o motivo do futebol ser o esporte mais popular do mundo, é saber o que esse fato causa nas pessoas de todo o planeta.

Estamos vivendo uma fase em que muitos veem o futebol como um simples entretenimento superficial que serve para embriagar a sociedade e encher o bolso de políticos.

Mas esse esporte é muito mais do que isso. Em muitos casos ele é uma ferramenta social capaz de mudar drasticamente a vida de pessoas das mais diversas classes, dos mais diversos lugares do mundo e com os mais diversos sonhos.

Por isso, selecionei 7 documentários que mostram como o poder do maior esporte do mundo vai muito além de qualquer gol numa final de Copa do Mundo – apesar de um gol numa final de Copa do Mundo ser algo espetacular. Ainda mais se for do Brasil.

O Dia em que o Brasil Esteve Aqui (2005)

Em 2004, Brasil e Haiti realizaram um amistoso, chamado de “jogo da paz”, enquanto tropas brasileiras ocupavam o pobre país caribenho com a missão de pacificá-lo. Questões políticas e/ou humanitárias à parte, o filme mostra o fascínio daquele povo pela nossa seleção e a alegria deles, mesmo perdendo por 6 a 0. Não foi o único momento em que o futebol levou felicidade ou paz à população haitiana, mas provavelmente foi o mais marcante na cabeça dos jovens do país.

Next Goal Wins (2014)

Selecionado para o famoso Festival de Tribeca, o filme segue a seleção da Samoa Americana, detentora do recorde de maior goleada já sofrida em um jogo oficial internacional (31 a 0), tentando qualquer mínimo resultado positivo nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2014. Para isso, contratam o rigoroso técnico holandês Thomas Rongen. Next Goal Wins mostra não apenas o que a seleção representa para aqueles jogadores, mas também quem são aqueles jogadores, que fariam qualquer coisa por uma simples vitória. Detalhe: sob o comando de Rongen, Samoa Americana conseguiu sua primeira vitória em quase 30 anos. Mais do que isso, conseguiu somar 4 pontos em 3 jogos pelas eliminatórias, sem sofrer nem uma goleada sequer.

The Other Final (2003)

Horas antes da bola rolar para Brasil e Alemanha, na final da Copa do Mundo de 2002, as duas seleções piores colocadas no ranking da FIFA faziam um amistoso que, se não tinha o primor técnico, a atenção ou até a “importância” do outro jogo, talvez revelasse ainda mais sobre essa paixão mundial. Vinte e cinco mil torcedores acompanharam Butão vencer Montserrat por 4 a 0.

Pelada (2010)

Dois ex-jogadores de futebol universitário decidem viajar por 25 países conhecendo diferentes histórias, longe dos holofotes. O filme comprova que o esporte pode ser praticado por qualquer um, em qualquer lugar. Passando por prisioneiros bolivianos, cervejeiros artesanais quenianos, mulheres iranianas, a premiada talvez seja o mais humano e completo filme sobre futebol.

The Beautiful Game (2012)

O documentário de origem britânica mostra o “poder transcendente” que o esporte tem na África. O futebol tem ajudado a mudar a vida de pessoas e comunidades no continente e é isso que o diretor Victor Buhler procura retratar no material. “No momento em que você entra no estádio você esquece de todos os seus problemas e se torna vivo de novo”, diz um torcedor no filme.

Football Under Cover (2008)

Esse filme foi premiado em 2008 no Teddy Award como melhor documentário e também recebeu a premiação da audiência. Ele relata sobre uma partida ocorrida em 2006 entre a seleção iraniana feminina de futebol contra um time amador feminino de Berlim, em Tehran, no Irã. No estádio, apenas mulheres assistindo – os homens ficam de fora tentando espiar. “São 90 minutos de muito mais do que apenas futebol. Os desejos de autodeterminação e igualdade são expressados e está claro: a mudança é possível”, são os dizeres no site oficial do filme. (http://www.football-under-cover.de/)

The Last Proletarians Football (2011)

Suécia, década de 80. O time de futebol IFK Göteborg é formado apenas por proletários, que, após o trabalho, tiram algumas horas para treinar por dia, e são capazes de bater times profissionais de grande expressão, como Hamburg, Kaiserslautern e até o Barcelona. No entanto, o grande feito da equipe foi ter provocado mudanças na sociedade sueca, promovendo mais igualdade e justiça entre as classes e influenciando até a economia.

CD Vallada
CD Vallada
Formado em cinema pela FAAP, o paulistano CD Vallada foi colunista do Portal Higi e hoje traz suas análises da indústria cinematográfica ao El Hombre.