Se você passa as tardes de domingo já se preocupando com as tarefas da segunda-feira, este texto é para você. A revista americana Entrepreneur publicou um artigo muito interessante sobre hábitos para ser menos estressado no trabalho. O estresse profissional, diz a matéria, acontece quando as atividades exigidas da pessoa excedem as suas capacidades e/ou recursos de execução. Como resultado, isso acaba afetando negativamente a sua vida pessoal e, também, a performance no trabalho — o que acaba criando um ciclo vicioso, no qual o problema tende a se agravar cada vez mais. Estes 7 hábitos abaixo podem ajudá-lo a reconquistar o equilíbrio emocional.
COMO SER MENOS ESTRESSADO NO TRABALHO
1# CONTROLE A RESPIRAÇÃO: Faça 10 minutos diários de respiração com “mindfulness” em algum lugar silencioso e confortável, sugere a Entrepreneur. Isso ajuda a clarear as ideias e a se conectar com o presente.
2# MANTENHA A MESA EM ORDEM: “A organização ajuda a aliviar o estresse”, diz a matéria. Isso inclui organizar a mesa e, também, o seu computador.
3# FAÇA YOGA: Uma breve sessão de 10 minutos de yoga todo dia já traz grande benefícios à nossa saúde mental e física.
4# FIQUE ATENTO À ALIMENTAÇÃO: Primeira recomendação da Entrepreneur? Reduzir o consumo de açúcar e cafeína. Segunda? Não comer conectado ao computador ou ao smartphone. Em vez disso, use esse tempo para relaxar.
5# OUÇA SUA MÚSICA FAVORITA: Fazer isso algumas vezes ao dia ajuda a descansar a cabeça. As músicas chegam a influenciar, inclusive, a pressão sanguínea e os níveis de hormônios.
6# RELAXE OS MÚSCULOS: Em primeiro lugar, não fique sentado mais do que 50 minutos seguidos. Levante, faça um alongamento e volta a trabalhar. Lembre-se também de praticar de 30 a 60 minutos de exercícios físicos diariamente. Isso é ótimo para reduzir o estresse.
7# PARE COM OS PENSAMENTOS RUINS: Sim, é difícil. Mas não impossível. Quando você notar que está começando a ter pensamentos negativos, faça uma pausa, controle a respiração e tente se lembrar de 3 ou 4 coisas boas da sua vida.
LEITURAS COMPLEMENTARES
Eis algumas matérias do El Hombre relacionadas a esse tema que você pode gostar também: