Ser comparado com Frank Underwood está longe de ser um elogio. O antiherói de “House of Cards” faz de tudo para chegar — e se manter — no poder. Traições? Check. Conspirações? Check. Assassinatos? Check também.
E se isso não fosse o suficiente, o cara ainda matou um cachorro. Sorry, Frank, mas aí você passou dos limites, camarada.
Então quando um político recebe o apelido de “Frank Underwood brasileiro”, é porque ele fez algumas coisas realmente erradas por aí.
É o caso de Eduardo Cunha, do PMDB, nosso célebre presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi comparado ao personagem de Kevin Spacey pelo jornal The Washington Post e, depois, entrou nos trending topics do Twitter por causa disso.
Mas se existem muitas lições que não devemos aprender com Frank Underwood, ele oferece alguns ensinamentos úteis para nós, também.
Isso quando não está conspirando, traindo ou matando alguém, claro.
1# PODER DO ESFORÇO: “Teremos muitas noites como essa, fazendo planos e dormindo pouco.”
O sucesso não cai no colo de ninguém. Se você está decidido a realmente chegar longe, o caminho está no comprometimento e dedicação. Enfrente os limites, não se sinta intimidado pelo trabalho duro.
2# FÉ INABALÁVEL: “Não vou perder minha determinação. Seguirei em frente, mesmo que tenha de fazê-lo sozinho.”
Nem sempre as coisas de desenrolam conforme os planos. Mas não tenha medo dos tropeços. É preciso manter a fé inabalável de que você alcançará seu objetivo, mesmo que os outros não acreditem mais nisso. Siga em frente. Sempre.
3# ATITUDE DE MUDAR: “Se você não gosta de como a mesa está posta, vire-a.”
É fácil culpar as circunstâncias pelas nossas derrotas. Sabe o que é difícil? Ter a atitude de enfrentar isso e lutar até sua última força para reverter a situação.
4# SEM ANSIEDADE: “Nunca tomo decisões grandes tanto tempo depois do pôr-do-sol e ainda tão longe dele nascer novamente.”
A ansiedade é um grande inimigo nosso. Às vezes tomamos decisões insensatas simplesmente pela pressa. Quando você tiver algo grande para resolver, durma em cima do assunto antes de se decidir.
5# HOMEM DE PALAVRA: “A natureza das promessas é que elas continuam imunes às mudanças de circunstâncias.”
Pode soar irônico Frank falando sobre “manter a palavra”. Mas o curioso é que ele costuma cumprir suas promessas, de fato, sempre que se compromete com alguém — e não fica fazendo promessas vazias apenas para crescer na estima dos outros. Uma atitude louvável de um homem detestável.
6# EVOLUÇÃO PESSOAL: “Mudar é o caminho para melhorar. Mudar sempre é o caminho para a perfeição.”
Cravar as nossas opiniões e crenças na pedra é muito perigoso. O mundo está em constante mudança. Se você não evolui num ritmo igual, acaba ficando para trás. Abra sempre a cabeça para novas ideias, uma vida imóvel não leva a nada.
7# LIDANDO COM AS FRAQUEZAS: “Até Aquiles era tão forte quanto seu calcanhar.”
Todos nós temos as nossas fraquezas. Melhor do que ignorá-las é aprender a conviver com elas, e dentro do possível fortalecer estes pontos fracos, para que eles não sejam a razão dos nossos fracassos.