7 razões para você ter uma jaqueta jeans

Compartilhe

Ninguém gosta de queimar dinheiro em roupa que dura uma estação, sai de moda e vai para o fundo do armário. Por isso, se você pretende investir em uma peça de frio que vai ser sua companheira por muito tempo, nossa sugestão é a jaqueta jeans.

Apesar de nunca sair de moda, neste outono-inverno ela está ainda mais forte. Ela faz parte das coleções das marcas de jeanswear em diversas versões: desde a basicona, feita de denim azul escuro, até as mais claras e bem desbotadas, rasgadas ou remendadas, em estilo destroyed ou ripped, como são chamadas.

A jaqueta jeans vai bem com praticamente tudo — camiseta, camisa, cardigã, malha de lã e até com gravata.

Para explicar porque ela é uma peça multitarefa, ouvimos Damylla Damiani, consultora de estilo da Damyller, que ensina também como você pode tirar o máximo partido da peça. Confira 7 razões porque você deve investir em uma jaqueta jeans neste outono-inverno.

1# É a peça básica do guarda-roupa masculino

Sim, ela é um clássico, tanto quanto a calça jeans. “O modelo trucker é uma daquelas peças que todo homem deve ter, porque é atemporal, nunca vai sair da moda. Ela é um curinga, pois pode ser usada nos dias frios e também para fazer uma produção cheia de estilo”, explica Damylla.

2# É tendência neste Outono-Inverno

Em 2015, a jaqueta incorpora novas tendências em tratamentos e lavagens. “Ela aparece em várias versões, desde as confeccionadas em denim bruto, escuronas, até os modelos claros ou detonados, no estilo destroyed, com rasgões, puídos, marcas de desgaste de uso: quando bem colocados, esses detalhes de acabamento deixam a peça incrível”, explica Damylla.

Neste inverno, estão também em evidência as combinações de jeans com jeans, juntando calça, jaqueta e camisa de denim. “Além de também ser atemporal, esse look total jeans é moda no mundo todo”, diz Damylla. O jeito de combinar os tons das peças vai do estilo de cada um. Dá pra combinar jaqueta jeans escura com calça jeans de tom mais claro ou vice-versa.

“Dificilmente dá errado”, continua a consultora de estilo. “Produções que juntam tonalidades de jeans diferentes podem dar um resultado incrível. Fica lindo!” E para dar um toque colorido pode-se usar gorro, cachecol ou echarpe de lã, ensina Damylla.

3# É perfeita para o inverno brasileiro

Por ser uma peça leve, ela é perfeita para as nossas temperaturas invernais, que são amenas em quase todos os estados. “A jaqueta pode ser usada com camiseta ou camisa nos dias mais quentes e, quando o frio aperta, sobre cardigãs, malhas leves, tricôs trabalhados com texturas ou golas olímpicas”, ensina a consultora de estilo da Damyller . Um bom complemento é uma echarpe de lã leve.

4# Combina com todo tipo de camisa ou camiseta

Para usar sob a jaqueta, vale tudo. Camisa de manga curta ou longa, camiseta de decote redondo ou em V, regata, polo… Lisas ou estampadas. “Só deve-se prestar atenção ao combinar a jaqueta com camisa social, para que ela converse com todo o look”, alerta Damylla. “Deixar o colarinho da camisa aberto ou arregaçar as mangas ajuda a quebrar um pouco a formalidade.”

5# Combina com todo tipo de calça

A escolha da calça que você quer usar com a jaqueta depende do seu estilo de se vestir. Mas não tem erro, porque ela fica bem com todas as calças. “Fica ótima usada com calça chino e camiseta ou camisa jeans. As calças de sarja coloridas também são boas apostas, principalmente nas cores da moda, como marsala, que é um tom de vinho, e camelo, um bege mais escuro”, diz Damylla.

A estilista da Damyller só faz um ressalva em relação às calças de alfaiataria (aquelas com cortes inspirados nas calças dos ternos): “Nesse caso, sugiro optar pela chino, que tem uma pegada meio social, mas é um pouco mais descolada”.

Em ocasiões bem descontraídas, você pode tranquilamente usar jaqueta jeans com bermuda.  “Mas nessa hora um bom calçado é tudo”, frisa Damylla. Sim, porque seus pés vão estar em evidência. Essa escolha vai muito do seu estilo e da ocasião: vale tênis, mocassim (sem meia, por favor), sandália ou até uma bota bacana. Use o bom gosto e o bom senso.

6# Fica bacana com gravata ou embaixo do paletó

Isso mesmo! Usar jaqueta jeans com camisa de colarinho fechado e gravata é uma boa ideia para compor um look ao mesmo tempo elegante e descontraído. E ela fica legal também usada embaixo do paletó (até sem gravata).

“Essas composições são superinteressantes, porque a jaqueta tira um pouco daquele ar austero dos looks com blazer ou gravata”, frisa Damylla. No caso do paletó, ela quebra a caretice e dá um ar moderno e cool à produção. “Aliás, os homens deveriam sempre investir em sobreposições, pois o resultado é lindo”, conclui a estilista da Damyller.

7# É versátil

Depois de tudo o que você leu aí em cima, dá para ver que jaqueta jeans é investimento sem erro. Mas seria melhor comprar um modelo fashion, como a destroyed, ou um básico? Segundo a consultora de moda da Damyller, depende muito do seu estilo, do que você gosta e com o que se identifica.

“As básicas vão ser suas companheiras por longos anos”, diz Damylla. “Já os modelos das tendências atuais, como as rasgadas e puídas, ajudam a compor looks mais modernos e descolados.”

* * *

Este artigo foi publicado originalmente em nosso parceiro Homem no Espelho; clique aqui para conhecer mais do site

Wilson Weigl

Criador do site "Homem no Espelho", de grooming. Foi editor de Cuidados Masculinos da revista GQ, responsável pelas seções e reportagens de cuidados corporais, saúde e fitness. Antes, trabalhou como editor em Men’s Health.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais