Alma gêmea podem parecer um conceito místico, sem nenhuma prova que o sustente. Mas você sabia que até a ciência apoia o conceito? Isso mesmo — está provado que temos a habilidade única de escolher uma pessoa e vê-la como mais especial do que qualquer outra.
Então isso significa que você definitivamente pode encontrar sua alma gêmea — que ótimo! Mas… como você sabe quando encontrou?
Felizmente, a psicologia tem algumas respostas para nós.
Vamos mergulhar nos 7 sinais inconfundíveis de que você encontrou sua alma gêmea, segundo a psicologia.
1# Você gosta do cheiro da pessoa
Você certamente já ouviu falar sobre “amor à primeira vista” — e a aparência desempenha um grande papel na nossa atração por alguém.
Mas o que o seu nariz pensa é igualmente importante.
Pesquisas destacam que nossa atração pelo odor corporal natural de um parceiro é um indicador profundo da nossa compatibilidade com eles.
Isso não é apenas sobre tolerar o cheiro deles em um dia suado; é sobre encontrar um conforto profundo, quase inexplicável nele, o que pode até ajudar a manter o relacionamento.
Por outro lado, se você se encontrar repelido pelo cheiro natural do seu parceiro, pode ser a maneira da natureza dizer que há uma incompatibilidade.
E há uma razão para isso: preferimos o cheiro de pessoas que são geneticamente diferentes de nós, o que reduz o risco de complicações ao ter filhos.
Mesmo que isso não desempenhe um papel consciente para você, sua alma gêmea será alguém cujo cheiro te atrai como um ímã.
2# Você foca em comunicação em vez de compatibilidade
Então, você provavelmente pensa em almas gêmeas como uma pessoa totalmente compatível com você e tudo flui facilmente, certo?
Mas, na verdade, essa relação de almas gêmeas — como vista pela psicologia — é algo que criamos conscientemente, em vez de algo que simplesmente encontramos.
O pesquisador de relacionamentos Dr. Ted Huston descobriu que não há diferença na “compatibilidade objetiva” de casais felizes e infelizes.
Em vez disso, o que faz um casal ter aquele relacionamento feliz, do tipo “alma gêmea”, é quando ambos se esforçam para comunicar efetivamente e criar uma vida harmoniosa juntos.
Na verdade, os casais que tinham mais felicidade e calor em seu relacionamento nem sequer consideram a compatibilidade como um fator decisivo.
Foram apenas os casais insatisfeitos que usaram isso como desculpa para seus problemas, dizendo “nós simplesmente não somos compatíveis”.
A conclusão? Se você quer encontrar sua alma gêmea, você realmente tem que “criar” um relacionamento que permita que alguém se torne sua alma gêmea.
Você faz isso através do comprometimento em fazer o relacionamento funcionar e estar disposto a entender, crescer e construir uma vida com seu parceiro.
3# Você não procura por outros parceiros em potencial
Como começamos a entender, um relacionamento de almas gêmeas é algo que você cria conscientemente.
Outra maneira chave de fazer isso é escolher ficar juntos.
Pode parecer bastante óbvio — mas na verdade, muitos casais não se comprometeram um com o outro em um nível subconsciente.
A era moderna dos encontros online nos faz sentir como se “sempre houvesse mais peixes no mar”, e que quando problemas ocorrem, podemos simplesmente terminar o relacionamento e começar um novo.
Isso faz com que muitas pessoas parem de se esforçar para resolver problemas e comecem a procurar por alguém mais adequado.
O professor de sociologia Dr. Michael J. Rosenfeld compara isso a casamentos arranjados, apontando que eles foram encontrados para durar mais e ser mais felizes — porque escolhem permanecer comprometidos.
Obviamente, isso não significa que você tem que ficar com seu parceiro não importa o quê.
Mas encontrar uma maneira de valorizar o compromisso sobre a autonomia traz seu foco de volta para construir o melhor relacionamento possível, em vez de sonhar com um “par perfeito” ilusório.
4# Você é emocionalmente responsivo um ao outro
Você sabe o segredo para relacionamentos amorosos duradouros que permanecem fortes ao longo dos anos?
É a responsividade emocional. Isso é o que a psicóloga clínica Sue Johnson define como enviar um sinal ao seu parceiro e ter eles respondendo a ele.
Por exemplo, quando eles tocam sua mão, você sorri para eles ou pega a mão deles de volta. Quando você tropeça e quase cai, eles tentam te pegar ou olham para você com preocupação.
Ou quando eles passam o sal, você diz obrigado ou pelo menos olha para eles em apreciação.
Isso pode parecer pequeno, mas soma para enviar uma grande mensagem: “Estou aqui para você”. Mostra que vocês estão emocionalmente sincronizados e sintonizados com as necessidades e sentimentos um do outro.
Isso é o que dá ao seu parceiro uma sensação de base segura ou refúgio seguro no relacionamento e mantém o amor ardente forte como almas gêmeas.
5# Você tem valores compartilhados
Outro sinal de que você encontrou sua alma gêmea — um relacionamento feliz e duradouro — é que você tem valores compartilhados.
Isso pode incluir coisas como honestidade, saúde e comunicação, ou podem ser coisas mais específicas, como ser gentil com os animais ou priorizar a família acima do trabalho.
Um estudo descobriu que há uma clara relação entre ter valores compartilhados como casal e ser mais feliz, tanto individualmente quanto no relacionamento.
Isso significa que você tem que compartilhar todas as suas opiniões com seu parceiro?
Claro que não — você ainda é duas pessoas separadas, e seu relacionamento tem que permitir suas diferenças individuais.
É por isso que é importante ter conversas onde você pode explorar profundamente a razão por trás de suas opiniões.
Por exemplo, em um casal, ela pode preferir cozinhar em casa enquanto ele gosta de comer fora — por outro lado, ele se exercita logo cedo todas as manhãs enquanto ela não tem uma assinatura de academia há anos.