Ao abordar esse assunto temos que dividir o texto, pois existem, basicamente, dois tipos de aplicativos voltados para o treinamento: os que montam os treinos e os que ajudam nos treinos.
Quando vou montar meus treinamentos eu vou no simples: utilizo arquivos do Word e, quando penso em montar periodizações mais longas, adoto o Excel.
Mas se você gosta de ir mais fundo e quer aproveitar tudo de bom que a tecnologia tem a oferecer ao seu trabalho de musculação, vamos a um top 8 dos app para treinamento.
MARCADORES DE TEMPO (timers)
Esses são os melhores equipamentos que podemos utilizar para marcar com precisão nossos intervalos e, se você trabalha com treinamentos intervalados, são a melhor ferramenta.
Com o Interval/Timer você consegue controlar qualquer tipo de intervalo, seja de execução ou de descanso, o que é ideal para personalizar o estímulo. É possível programar intervalos entre os rounds ou ainda organizar muitos sets.
Há também a possibilidade de deixar rodando uma musiquinha do próprio celular, o que é ótimo, já que muitos apps com som desabilitam a música.
Adaptado do famoso protocolo de 20 segundos de exercício por 10 de descanso, o timer só faz isso – contar o protocolo para você.
A vantagem é que já vem programado, então é só dar play e sair treinando.
TREINAMENTOS PRÉ-PROGRAMADOS
Aqui temos aplicativos onde você insere algumas informações e ele te recomenda um treinamento específico.
Esse é um programa que te monta um treinamento circuitado engessado, mas que você consegue manipular o número de rounds e não usa nada mais do que uma cadeira, uma parede e o peso de seu próprio corpo.
Além disso, os treinos são de 7 minutos, como o nome do aplicativo indica. É o “The Scientific 7-Minute Workout”, do New York Times Magazine.
O ponto negativo desse app é que ele deixa as pessoas inexperientes e que já sofreram lesões muito vulneráveis por conta da possibilidade ilimitada de rounds.
- Disponível para iOS, Android e Windows Phone.
Um aplicativo que te permite montar todo o treinamento. A grande vantagem do Fitness Point é que ele possui um arquivo de imagem de exercícios muito grande, dando uma ideia de qual musculatura é trabalhada em cada movimento.
Aplicativo simples que utiliza seu GPS do celular para fazer cálculos de distância percorrida, tempo de exercício, calorias gastas e etc. São informações interessantes que propiciam um bom referencial de progressão.
O Runtastic oferece vários tipos de aplicativos voltados para exercícios específicos: bicicleta, corrida, abdominal, flexão, barra e outros.
Esse app tem um um simples objetivo: mostrar sua frequência cardíaca. Apesar de demorar um pouco para a frequência ser mostrada, ele se utiliza somente da sua câmera para isso – o que é fantástico.
Propicia um bom controle da FC para quem não consegue controlá-la manualmente ou não possuí equipamentos necessários.
- Disponível para iOS, Android e Windows Phone.
iBodybuilder
O iBodybuilder tem excelentes imagens de execução com posição inicial e final dos exercícios, apesar de falhar um pouco nos programas montados de treino.
Possui 3 tipos diferentes de objetivos, com treinamentos para frequência de 2, 3 e 4 vezes por semana.
- Disponível para iOS.
Um aplicativo de treinamento focado no desenvolvimento de um programa de saúde. Ele é mais voltado ao treinamento aeróbio e em uma progressão mais adequada. É um app bem completo.