Videoconferências são canais de comunicação que permitem a interatividade através de áudio e vídeo entre pessoas localizadas em pontos distantes geograficamente. No passado, o uso dessa tecnologia era restrito devido ao seu alto custo de aquisição e operação. De alguns anos para cá, as videoconferências se tornaram bastante populares. Há quem afirme que elas têm se tornado fortes concorrentes das companhias aéreas e hotéis, quando o assunto são as viagens de negócios, pois permitem a conexão direta com outras regiões do país e do mundo, sem requerer o deslocamento físico. Que tal aprender alguns códigos de conduta, para participar de forma eficiente de uma videoconferência? Seguem algumas dicas:
1# Antecedência
Chegue com antecedência mínima de 15 minutos para testar o funcionamento dos equipamentos, principalmente o uso do controle remoto.
2# Material de Apoio
Leve consigo material de apoio que possa agregar valor à sua participação (notebook/tablet, apostila, documentos, registros etc)
3# Microfone
Mantenha o microfone desligado. Ele deverá ser ativado apenas na hora em que você precisar falar com o grupo. As maiores gafes em videoconferências ocorrem quando alguém esquece o microfone aberto e acaba deixando vazar alguma bobagem.
4# Presença
Evite levantar-se durante a realização da videoconferência passando na frente da câmera, deixando seu lugar vazio. Seria o mesmo que fazê-lo numa reunião presencial, sem dizer nada aos demais participantes.
5# Identificação
Não se esqueça de identificar-se antes de falar, pois o grupo de pessoas pode ser numeroso, a fim de facilitar a interatividade e o diálogo.
6# Delay
Lembre-se que, em geral, há um pequeno delay (retardo, atraso) de cerca de 3 segundos na transmissão e recepção do sinal. É preciso paciência para se adaptar a essa limitação.
7# Naturalidade
Se expresse de forma natural, olhando para a câmera, como se estivesse dialogando com alguém à sua frente. Não é necessário falar alto demais, nem tampouco exagerar na gesticulação.
8# Objetividade
Seja objetivo no falar, a fim de não prolongar demasiadamente a videoconferência. Lembre-se que o cansaço dos participantes, reduz a qualidade dos resultados do encontro.