Sou absolutamente louco por Star Wars. Vejo e revejo filmes, leio livros do universo expandido, discuto teorias sobre a saga, etc etc. Tudo o que era de se esperar de um fã de carteirinha. Ainda assim, fiquei chocado quando descobri que o Reino Unido realizou, em 2001, um censo sobre a fé dos britânicos, e a “religião” Jedi foi a quarta mais citada, à frente do budismo e do judaísmo.
Surreal, não? Talvez as pessoas tenham feito isso de brincadeira. Não sei. Ninguém sabe. Mas o fato é que Star Wars realmente disseminou uma filosofia de vida pelo mundo. E por mais que seja um exagero adotar os conceitos Jedi como uma religião — o chamado Jediísmo — há algumas lições que podemos aprender com Yoda, Obi-Wan Kenobi e companhia.
Não pense você, porém, que elas são apenas fruto da imaginação de George Lucas. A filosofia Jedi é inspirada no Bushido, o milenar e sábio código de conduta samurai. Após ler o livro “Star Wars: The Jedi Path”, decidi listar alguns ensinamentos interessantes que encontrei nele, que estão presentes também nos filmes da franquia:
Os Jedi acreditam que a obsessão pelo futuro ou passado é improdutiva, então eles vivem no aqui e agora. Claro, aprender com seus erros anteriores é fundamental, assim como ter planos para o amanhã. Mas focar-se demais no que aconteceu – ou pode acontecer – só vai trazer estresse e pensamentos negativos à tona.
Nossa mente funciona melhor quando estamos em forma. E o corpo saudável proporciona uma sensação de bem-estar para nós. Por isso os Jedi evitam o sedentarismo a todo custo.
A arrogância é condenada pelos Jedi, que prezam pela humildade. Eles admitem que não sabem de tudo. Por isso, treinam e estudam constantemente para buscar um eterno crescimento pessoal.
Faz parte da filosofia Jedi pensar positivo, algo que é saudável para a mente e o corpo. A negatividade é um empecilho para a nossa evolução. Por isso, os Jedi ficam atentos para não deixarem este tipo de pensamento dominar suas mentes, pois ele só vai causar medo, ódio e emoções perigosas.
Há duas maneiras de lidar com um problema: procurando a solução de forma serena ou desesperada. A segundo opção é inútil. Por quê? Se existe solução, você vai encontrá-la. Se não existe, não há o que fazer. Não adiante sofrer com o processo, então. Tenha calma e procure a sua resposta.
A meditação é um dos pilares do estilo de vida Jedi, pois limpa a mente. Este hábito nos deixa mais calmos e nos ajuda a manter o foco diariamente.
Pense num político de inteligência excepcional. Ele pode usar esta sua capacidade para benefício próprio, enriquecendo de maneira ilícita, ou com projetos para ajudar os necessitados. O talento nasce conosco. O que decidimos fazer com ele é nossa escolha.
A filosofia Jedi é pacífica: ela censura o ataque gratuito, até mesmo aos nossos inimigos. Mas quando você está sendo atacado, ou vê alguém precisando de sua ajuda, deve reagir. Por isso os Jedi dominam as artes marciais, para defenderem a si mesmos e aos mais fracos dos opressores.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais