Em uma dança harmoniosa entre a literatura e a música, muitos musicais icônicos foram inspirados por obras literárias aclamadas.
Assim como a magia de um livro transporta o leitor para outros mundos, um musical pode trazer os mesmos mundos à vida diante de nossos olhos e ouvidos. Nesse texto, vamos nos aprofundar em oito desses musicais inspirados em livros que conquistaram palcos e corações ao redor do mundo.
Baseado no romance de Gaston Leroux, “O Fantasma da Ópera” narra o trágico triâgulo amoroso entre uma cantora de ópera promissora, um aristocrata e um misterioso homem mascarado que vive nas profundezas da ópera parisiense.
Andrew Lloyd Webber deu vida a este romance gótico escrito por Gaston Léroux, criando melodias inesquecíveis que capturam o desejo, a obsessão e o terror entrelaçados na trama. Inclusive, algumas pessoas não sabem que o talentoso compositor criou uma continuação para a trama: Love Never Dies.
Victor Hugo pintou um retrato vívido da França pós-revolucionária em seu épico “Les Misérables”. O musical, com sua narrativa poderosa e músicas arrebatadoras, transporta o público para as ruas tumultuadas de Paris, onde o ex-detento Jean Valjean busca redenção enquanto é perseguido pelo implacável comissário de polícia Javert. Aliás, esse é decerto o meu favorito entre todos os musicais da lista.
De cartas, documentos históricos e da biografia de Ron Chernow a um fenômeno da Broadway, “Hamilton”, de Lin-Manuel Miranda, reinventa a história americana através de um elenco diversificado, predominantemente de atores negros e imigrantes, narrando a trajetória de Alexander Hamilton.
Com uma trilha sonora inovadora que mescla rap, hip-hop e R&B, o musical moderniza e diversifica a representação do passado dos EUA nos palcos.
“Wicked” nos leva a um mundo antes de Dorothy chegar em Oz, concentrando-se na relação complexa entre Elphaba, a futura Bruxa Malvada do Oeste, e Glinda, a Boa Bruxa. Inspirado no livro de Gregory Maguire, o musical desvenda as origens e motivações das personagens icônicas, desafiando percepções e preconceitos.
Importante notar, aliás, que o próprio musical “O Mágico de Oz” foi adaptado de um livro, de Frank L. Baum. Inclusive, outros musicais giram em torno dessa temática.
Cercado por adversidades, o espírito inquebrantável de Celie é a força motriz de “A Cor Púrpura”. Baseado no romance de Alice Walker, o musical apresenta uma jornada de autodescoberta, superação e a busca incessante por amor e aceitação em uma sociedade marcada pelo preconceito racial, pela homofobia e pela misoginia.
Lembrando que um filme baseado no musical, de Steven Spielberg, lançará esse ano.
Em meio à ascensão do nazismo e às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o Kit Kat Club em Berlim se torna o palco central de “Cabaret”. Inspirado na novela de Christopher Isherwood, o belo musical mergulha na vida de artistas da noite e de habitantes da cidade, entre os quais a icônica e complexa Sally Bowles, enquanto o mundo ao redor deles muda drasticamente.
Situado no coração vibrante de Nova York, “Guys and Dolls” captura a essência dos jogadores, apostadores e personagens excêntricos da cidade. Baseado nas histórias de Damon Runyon, este musical cômico é um clássico atemporal que explora os altos e baixos do amor e da sorte.
Roald Dahl trouxe ao mundo a história encantadora de uma menina prodígio com poderes especiais em seu livro “Matilda”. O musical dá vida à sua luta contra adultos cruéis, negligentes e/ou insensíveis, enquanto ela encontra refúgio na imaginação e na bondade de sua professora, a Srta. Honey. Você pode assistir também a adaptação da Netflix do musical.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais