InícioLifestyleFitness8 provas científicas de que correr transforma seu corpo e mente

8 provas científicas de que correr transforma seu corpo e mente

Quem não gostaria de ter um corpo e uma mente mais saudáveis? Isso está ao alcance de todos nós. Tudo o que você precisa fazer é comprar um par de tênis, acordar meia hora mais cedo todo dia — e criar o hábito de correr. Existem vários estudos científicos que comprovam que a corrida tem o poder de transformar nosso corpo e mente. A revista americana Business Insider fez uma compilação dessas pesquisas, que traduzimos abaixo para vocês:


  • A corrida pode melhorar significativamente a saúde física e mental.
  • Como uma forma de exercício aeróbico, a corrida pode reduzir o estresse, melhorar a saúde do coração e até ajudar a aliviar os sintomas de depressão.
  • Alguns pesquisadores acreditam que a corrida pode ser tão boa para nós porque é algo que evoluímos para fazer.

As pessoas são feitas para correr.

Muitos especialistas acreditam que o corpo humano tem a forma que tem porque evoluímos para sermos corredores de resistência extremamente eficientes. A forma de nossos quadris e pés, o comprimento de nossas pernas, nossos discos vertebrais que absorvem choques e nossa capacidade de suar tornam possível para nós correr milha após milha.

Portanto, talvez não seja surpresa que a corrida esteja fortemente associada a vários benefícios para nossos corpos e cérebros.

Muitos especialistas consideram o exercício a coisa mais próxima de um medicamento milagroso. Como uma forma de exercício cardiovascular facilmente acessível, a corrida é uma das maneiras mais diretas de obter os importantes benefícios do exercício.

Como melhora a aptidão aeróbica, a corrida é uma ótima maneira de ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, queima calorias e pode construir força, entre outras coisas. Há também uma longa lista de benefícios psicológicos que os corredores obtêm de seu esporte.

Se acostumar com a corrida, se você não a faz há algum tempo ou nunca fez, pode ser brutal. Mas, uma vez que seu corpo e mente começam a se aclimatar, a corrida pode ser prazerosa, meditativa e proporcionar uma sensação de liberdade. Estes são alguns dos benefícios físicos e mentais da corrida.

1# A corrida pode aliviar os sintomas de depressão e melhorar o humor.

Passar 30 minutos em uma esteira é suficiente para melhorar o humor de alguém que sofre de transtorno depressivo, de acordo com um estudo publicado na revista do American College of Sports Medicine. Mesmo os participantes que se moviam a um ritmo de caminhada recebiam o mesmo benefício de melhora do humor. Isso mostra que, não importa o ritmo que você esteja indo, mover-se tem efeitos positivos, podendo melhorar o humor e ajudar a combater a depressão.

2# Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, a corrida pode melhorar a saúde do joelho.

A dor no joelho pode rapidamente afastar um corredor. Muitas vezes é um sinal de excesso de treino ou uma necessidade de melhorar a forma ou flexibilidade. Mas a corrida provavelmente não é a causa da osteoartrite do joelho. Em um estudo de oito anos com 2.637 participantes, os pesquisadores descobriram que quanto mais as pessoas corriam, menos provável era que sofressem de dor no joelho ou osteoartrite. Embora seja difícil dizer que a corrida causou diretamente menos dor no joelho nas pessoas, os pesquisadores acreditam que isso pode ser verdade, já que a corrida ajuda as pessoas a manterem seu IMC sob controle e seus músculos das pernas fortes. A corrida também fortalece os ossos.

3# A corrida ajuda os jovens a dormir melhor e aumenta a capacidade de concentração.

Em um estudo com 51 jovens com idade média de 18 anos, metade foi designada para adicionar corrida às suas rotinas, enquanto a outra metade não (eles praticaram algum exercício, mas não adicionaram uma rotina regular de corrida). Para obter os benefícios associados à corrida, o grupo de corredores correu em ritmo moderado por 30 minutos por dia, cinco dias por semana, por três semanas. Verificou-se que os participantes do grupo de corrida dormiam melhor, mostravam sinais de melhor funcionamento psicológico e se concentravam melhor durante o dia. É provável que os mesmos benefícios se apliquem a corredores de todas as idades.

4# A corrida pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular.

Sabemos que a atividade aeróbica é boa para o coração, então não é surpresa que a corrida possa melhorar a aptidão cardiovascular. Em geral, quanto mais as pessoas correm, mais saudáveis tendem a ser seus corações. Mas você pode obter grandes benefícios sem ter que fazer muito: correr apenas cinco minutos por dia poderia acrescentar anos à sua vida, de acordo com um estudo no Journal of the American College of Cardiology.

Houve alguma preocupação de que quantidades extremas de corrida — estamos falando de distâncias ultramaratona — poderiam estressar o coração. Mas um crescente corpo de pesquisas parece indicar que isso não é algo com que se preocupar. Pesquisadores descobriram que as pessoas que correm pelo menos 40 milhas por semana têm corações mais saudáveis do que aquelas que correm 13 milhas por semana, por exemplo.

5# A corrida pode melhorar sua mente em qualquer idade e combater o declínio cognitivo.

Se você quer manter sua mente saudável à medida que envelhece, pesquisas indicam que se exercitar é uma das melhores coisas que você pode fazer. Uma revisão da pesquisa sobre o efeito cognitivo do exercício aeróbico (que em muitos estudos era corrida, jogging ou caminhada rápida) descobriu que para crianças, a corrida melhorava a memória de trabalho e a concentração. Para adultos jovens, a memória de trabalho teve um impulso semelhante — assim como a capacidade de alternar tarefas. Para adultos mais velhos, esse tipo de atividade fornece uma longa lista de benefícios cognitivos, incluindo memória de trabalho, foco e alternância de tarefas.

6# A corrida torna o cérebro mais resistente ao estresse.

Vários estudos mostraram que o exercício aeróbico pode melhorar a capacidade das pessoas de lidar com o estresse — e muitos desses estudos se concentram em corredores. Em uma revisão de pesquisas sobre exercícios e estresse publicada na Clinical Psychology Review, o autor Peter Salmon conclui que este “treinamento tem um processo que confere resistência duradoura ao estresse.” Os pesquisadores acreditam que isso pode ser porque o exercício aeróbico aumenta os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a norepinefrina, fazendo com que o cérebro gere novos neurônios.

7# A corrida é uma ótima maneira de queimar calorias.

Em um ritmo de 8 km/h (cerca de um quilômetro a cada 7:30 minutos), uma pessoa de 72 kg queimará 606 calorias em uma hora; uma pessoa de 90 kg queimará 755 calorias nesse tempo. Correndo mais rápido, a 13 km/h (um quilômetro a cada 4:35 minutos), essas pessoas queimariam 861 e 1.074 calorias, respectivamente.

8# A corrida e outras formas de exercício aeróbico reduzem significativamente suas chances de morte.

Realizar 30 minutos ou mais de exercício aeróbico regularmente torna as pessoas significativamente menos propensas a morrer por qualquer causa. Fazer uma hora ou mais de movimento é ainda melhor, de acordo com algumas pesquisas. Pessoas que seguem essas diretrizes de exercício têm muito menos probabilidade de desenvolver várias formas de câncer, de acordo com uma grande revisão de pesquisas. Para muitas pessoas, a maneira mais fácil de obter todos esses benefícios do exercício é sair e começar a correr.

Fonte: Business Insider

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira
Fundador e editor-chefe do "El Hombre" e do "Moda Masculina". Adora jogar tênis, ler livros e passear com seus pets.