É meu amigo, está cansado da vida no escritório, e não aguenta mais o trânsito, né? Se está pensando em tirar férias, que tal fazer isso em cima da magrela? Nós do El Hombre adoramos esse meio de transporte. Por isso, separamos os passeios mais sensacionais que você pode fazer de bicicleta no nosso país. Confira:
Que tal pedalar por alguns dias pelas primeiras terras avistadas por Pedro Alvares Cabral aqui no Brasil, há pouco mais de 500 anos?
Pois é o que você encontrará na região sul do estado da Bahia, num Patrimônio Natural Mundial tombado pela Unesco, em 1999. O percurso realizado pelo Sampa Bikers vai de Prado à Arraial d’ Ajuda, percorrendo ao total cerca de 120km.
Mas calma, a rota é realizada em 7 dias e não se pedala mais do que 30km por dia. O melhor de tudo é que além de passar por pequenas estradas, trilhas e praias do sul da Bahia, ainda é possível aproveitar um pouco de cada lugar por onde se passa, já que a cada dia a hospedagem é em um local diferente.
O Circuito das Araucárias é um percurso autoguiado de 250km que começa e termina em São Bento do Sul passando pela Rota das Cachoeiras – um trecho com 14 quedas d’água em cerca de 3km -, além de passar por diversos pequenos museus, pela estrada imperial Dona Francisca e pelas florestas bem preservadas da região.
Este percurso acontece quase em sua totalidade em estradas de terra, em geral em boas condições, sem muitas pedras grandes ou erosões, e com colocação de cascalho. A rota está inteiramente sinalizada com placas. As planilhas estão disponíveis num guia impresso e também no site do circuito, onde constam os perfis altimétricos, com as subidas e descidas de cada trecho.
Quem organiza alguns Speed Tours esporádicos neste percurso é o Sampa Bikers. Para quem já está acostumado a grandes distâncias, este pode ser considerado um percurso de moderado a leve.
Este trecho da Rio-Santos é bem tranquilo, com algumas subidas (mas sempre seguidas de boas descidas) e, claro, com as belas praias da região como paisagem.
Este roteiro pode ser realizado sozinho em apenas um dia. Para quem não tem tanta experiência vale a pena ir com o Sampa Bikers, pois eles disponibilizam uma van para acompanhar todos os ciclistas para eventuais necessidades.
O Circuito Vale Europeu é mais um ótimo roteiro para curtir a região sul do Brasil. Este, por sinal, é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O circuito tem um cerca de 300km, com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau.
O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais tranquilas. Quem optar por realizar esse percurso passará por regiões de Mata Atlântica quase intocada e poderá apreciar um pouco das culturas alemã e italiana por meio da gastronomia local.
Monte Verde – Campos do Jordão – SP
Campos do Jordão e Monte Verde são duas cidades que sempre surgem como opções de férias durante o inverno brasileiro. Mas esses lugares também podem servir como pontos de largada e chegada para um trajeto de bike.
São dois dias a bordo da magrela num percurso total de cerca de 100km, cortando a Serra da Mantiqueira e sempre acompanhado de belas paisagens. Contudo, este não é um roteiro para ciclistas de primeira viagem, afinal, como já disse, a Serra da Mantiqueira é o cenário da travessia – o que significa que as pernas terão que trabalhar duro.
Este é um dos melhores roteiros para quem quer conhecer novas regiões. Planejado para acontecer em 5 ou 7 dias, é possível dar a volta no Parque Nacional da Chapada Diamantina, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Quem organiza a pedalada nessa região é a agencia Diamantina Bike. Existem diversos roteiros de um ou dois dias para quem está meio sem tempo também.
Agora, quem tiver a oportunidade de percorrer todo o roteiro de sete dias, avistará grandes paisagens como o Morro do Pai Ignácio, o rio Roncador e a caverna Poço Azul, e a famosa cachoeira da Fumaça, com singelos 380m de queda livre.
Há quem diga que é sempre possível unir o útil ao agradável. Bom, no caso do Vale dos Vinhedos esta máxima é verdadeira. Aqui, além de aproveitar a pedalada e as paisagens naturais da região, o objetivo é curtir o melhor que o local tem a oferecer: vinhos.
É exatamente isso que você ouviu, meu caro. Em cada um dos quatro dias deste roteiro o cicloviajante passará por uma vinícola, afinal, o Vale dos Vinhedos é a região de maior concentração de parreirais do Brasil. Não se pode deixar de aproveitar.
Este é um percurso que, com toda a certeza, não podia ficar de fora desta lista. A Estrada Real era o caminho trilhado pelos colonizadores durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e que levava até o Rio de Janeiro, capital da colônia.
Para o cicloturismo, há mais de uma opção de percurso. A agência Trilha de Minas realiza alguns roteiros guiados esporádicos pela Estrada Real, que passam por algumas das belezas do estado mineiro, como a Serra de Carrancas, Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio. O trecho começa em Capela do Saco e segue em direção a Itamonte.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais