“Se alguém já te fez sentir mal por algo que você fez (ou não fez) e depois usou esses sentimentos ruins para fazer você fazer algo para eles, então você tem experiência com chantagem emocional”, explica Kendra Cherry, autora e educadora em psicologia.
Eles agem como se você lhes devesse algo, mas na realidade, você não fez nada de errado e não tem nada pelo que se sentir culpado.
Quando comecei a jogar em um novo time de esportes, estava fazendo muitos novos amigos e Leah não gostou. Ela começou a me fazer chantagem emocional dizendo coisas como: “Nós nunca mais saímos juntos porque você está muito ocupado com seus novos amigos do esporte, acho que eles são mais importantes agora”.
Quando ela disse isso, inicialmente me senti mal e prometi compensar fazendo algo legal no fim de semana. Olhando para trás, porém, eu só passava uma ou duas horas por semana com meus novos amigos e não tinha nada pelo que me sentir mal.
Você notou seu amigo fazendo chantagem emocional com você sobre coisas que a maioria das pessoas nem mencionaria? Se sim, está parecendo cada vez mais provável que você tenha um amigo tóxico.
Eu sei que isso pode soar como se eu estivesse falando de um parceiro possessivo, mas acredite ou não, amigos tóxicos podem tentar isolar você de outros amigos.
Deixe-me explicar: amigos tóxicos querem controlar e influenciar você a fazer o que eles querem. Quando você tem outros amigos, é mais difícil para eles manipularem você, porque você tem influências externas para apontar o mau comportamento deles.
Como destacado pela psicóloga clínica Bethany Juby, isolamento é uma das etapas da manipulação onde o objetivo é “separar você de pessoas que possam interromper a manipulação”.
Se você notou algum dos seus amigos falando mal de outros amigos ou sendo excessivamente negativo em relação a eles sem motivo real, é um grande sinal vermelho de que você está lidando com um amigo tóxico.
Preste atenção, isso é mais sobre você do que sobre eles, mas é muito importante.
Seja honesto: você frequentemente se pega dando desculpas pelo seu (possível) amigo tóxico?
Isso realmente me toca porque, se eu for completamente honesto, eu estava constantemente dando desculpas por Leah para todos. Vários amigos de diferentes grupos sociais e até minha família me alertaram sobre ela, questionando seu comportamento e chamando-o do que era – manipulação.
Eu a defendia constantemente dizendo coisas como “Sim, mas você não entende, é assim que a Leah é, ela não quer dizer nada com isso” ou “Você não entende nossa amizade, então não espero que você entenda”.
Mas aqui está o problema: todos eles estavam certos, cada um deles. Eu gostaria de ter ouvido mais cedo. Eu pensei que sabia mais, mas estava cego para isso na época.
Se você percebe que está defendendo eles e o comportamento deles para os outros ou para si mesmo, é um sinal de que, no fundo, você sabe que a maneira como eles estão agindo não é aceitável.
Quando se trata de conflito com um amigo tóxico, é tudo indiretas e alfinetadas indiretas. É quase impossível sentar e ter uma discussão sobre como vocês dois se sentem.
Em vez de serem diretos, eles usarão táticas passivo-agressivas que são confusas e dolorosas. Isso inclui coisas como sarcasmo, elogios indiretos, muitos rolar de olhos e até mesmo o tratamento silencioso.
Isso soa familiar?
Como observado pelo PsychCentral, a presença de agressão passiva é um sinal claro de uma amizade tóxica.
Regina George (interpretada por Rachel McAdams) no filme original Meninas Malvadas é a rainha da agressão passiva. Ela constantemente usa essas táticas para controlar e manipular seu grupo de amigas. Ela é o melhor exemplo de amiga tóxica.
Veja: todos os amigos têm desentendimentos. Mas se cada pequena coisa resulta em um comentário sarcástico ou alguns dias de tratamento silencioso, então é um enorme sinal de alerta de que sua amizade se tornou tóxica e você está aguentando coisas que ninguém deveria ter que passar.
Em certo ponto, você se cansa e começa a reagir, certo? Mas adivinha? Seu amigo tóxico se recusa a assumir qualquer responsabilidade por suas ações. Em vez disso, eles minimizam sua parte e transferem a culpa.
Seu amigo tóxico minimizando suas ações assim é uma forma de gaslighting porque eles estão fazendo você questionar sua percepção da realidade. Você começa a se perguntar se eles estão certos e se você realmente pode estar enlouquecendo.
A psicóloga Dra. Courtney Warren Ph.D. alerta que, se você ouvir coisas como “Você está exagerando” ou “Você está sendo louco”, eles podem estar fazendo gaslighting com você.
Se isso ressoa com você, pode ser hora de aceitar que você tem um amigo tóxico que está enganando você.
Quando seu amigo tóxico não consegue fazer você fazer o que eles querem tão facilmente, eles podem tentar usar chantagem emocional.
A terapeuta e autora, Susan Forward, define chantagem emocional no título de seu livro “Chantagem Emocional: Quando as Pessoas em Sua Vida Usam Medo, Obrigação e Culpa para Manipular”.
Eles conhecem você bem e sabem quais botões podem apertar para controlar você. Chantagem emocional pode ser quando eles dizem, “Se você fosse realmente meu melhor amigo, você faria [insira a coisa escolhida]”.
Neste cenário, eles estão tentando usar sua lealdade como amigo para fazer você fazer algo que você não quer fazer.
Lidar com um amigo tóxico não é fácil porque, além de todas as coisas ruins que discutimos hoje, também há momentos em que eles são os melhores amigos do mundo. Este é o amigo que você não quer perder e a amizade que você está se agarrando.
O problema é: você não pode ter o bom sem o ruim. E em certo ponto, os efeitos negativos de uma amizade tóxica começam a superar os benefícios. Pode ser hora de se afastar.
Não é fácil, mas acredite em mim, você ficará feliz por ter feito isso.
Artigo escrito por Cat Harper no site HackSpirit, traduzido ao português pelo El Hombre
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais