Aqui vai um ótimo conselho: tente se gravar enquanto está em uma reunião, dando um discurso, ou, se tiver a chance, até mesmo durante uma interação regular com alguém.
Ouça a gravação, e provavelmente você notará algumas coisas das quais não estava ciente enquanto falava!
5# Você usa roupas bem ajustadas e bonitas
Não podemos falar sobre transmitir impressões de confiança sem mencionar a roupa. Há um ditado que diz “vista-se para impressionar”, mas o que isso significa exatamente?
Existem experimentos que mostram que o traje de negócios faz uma impressão melhor do que roupas casuais, mas a realidade é muito mais matizada do que isso.
Imagine alguém usando um terno de negócios um pouco antigo e 2 tamanhos maiores do que deveria, e alguém usando uma camiseta nítida, limpa, perfeitamente ajustada e jeans.
A verdade é que a roupa deve ficar bem em você para apoiar sua vibe confiante. Em outras palavras: deve ser adequada ao seu corpo, complementar suas cores e estar em bom estado.
Em um experimento, um terno feito sob medida causou uma impressão muito melhor do que um terno pronto para uso.
Então, para parecer confiante, você não necessariamente precisa parecer que veio do escritório o tempo todo — mas o que quer que você use, certifique-se de que seja algo que se ajuste bem a você e, o mais importante, que você se sinta bem usando.
6# Você é um ouvinte ativo
Você acha que uma pessoa confiante seria alguém que fala muito e conta histórias, ou alguém que é quieto? Na verdade, é algo intermediário.
Isso é o que chamamos de escuta ativa. Não é apenas ficar quieto quando as outras pessoas falam — é estar engajado ativamente, fazendo perguntas, respondendo de forma ponderada ao que as pessoas dizem e usando comunicação não verbal para mostrar seu interesse.
Pesquisas descobriram que gerentes que são bons ouvintes são vistos como mais confiáveis e com mais características de liderança.
Claro, há muitos outros benefícios fantásticos da escuta ativa, desde criar relacionamentos mais profundos com as pessoas até ampliar sua própria perspectiva.
Então, a escuta ativa não só faz você parecer mais confiante, como melhora praticamente todas as áreas da sua vida ao mesmo tempo. Falar sobre o jackpot do auto-desenvolvimento!
7# Você está disposto a admitir que está errado
Este sinal pode parecer um pouco contraditório — pessoas confiantes devem saber do que estão falando e ser especialistas no que fazem, portanto, não deveriam estar erradas, certo?
É exatamente esse tipo de pensamento que leva muitas pessoas a tentar esconder suas lacunas de conhecimento, incertezas e erros.
“Se eu admitir que não sei algo, ou (Deus me livre!) que estou errado sobre algo, parecerei incompetente e não confiável aos olhos dos outros”, vai o medo.
Eu mesmo estava preocupado com isso, especialmente quando saí da universidade e trabalhei com clientes muito mais velhos do que eu.
Mas, na verdade, o oposto é verdadeiro.
A psicologia nos mostra que ser capaz de admitir que você está errado te torna mais agradável, humilde e aberto.
Pense em qualquer momento em que alguém que você admirava admitiu confortavelmente um erro, e as chances são de que isso apenas os tornou mais queridos para você.
E quando você pensa sobre isso, faz sentido: até a pessoa mais habilidosa e confiante do planeta ainda é apenas um humano propenso a erros. Aceitar isso não te torna menos credível.
8# As pessoas valorizam suas opiniões
Cobrimos vários sinais que você pode notar sobre seu próprio comportamento que sinalizam que você transmite uma vibe confiante.
Mas este aqui vira os holofotes para as outras pessoas com quem você interage.
Você não pode ver dentro das mentes delas para saber o que realmente pensam de você — mas aqui vai uma boa dica de que elas te consideram confiante.